Neymar foi provocado pela torcida do CRB (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos e o CRB foram multados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por incidentes ocorridos no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Rei Pelé, no dia 22 de maio. A partida ficou empatada sem gols e a decisão foi para os pênaltis em que o time de Maceió classificou por 5 a 4.

A 3ª Comissão Disciplinar da entidade puniu o Peixe em R$ 3 mil por um atraso de quatro minutos, resultando em um atraso de três minutos para o início do confronto. Já a equipe alagoana foi multada em R$ 60 mil por cantos homofóbicos direcionados ao meia-atacante Neymar Jr e ainda uma denúncia de invasão de campo, mas foi absolvido pela identificação do torcedor, que foi algemado ainda no gramado.

Ramon Abatti Abel, árbitro do jogo, relatou o ocorrido na súmula. Leia abaixo:

“Informo que após o término da partida um torcedor da equipe mandante invadiu o campo de jogo, sendo contido pelos policiais.
informo que durante a comemoração da torcida da equipe mandante apos o final da partida, enquanto a equipe de arbitragem se direcionava
ao vestiário saindo do campo de jogo, foi escutado um canto homofobico da torcida em coro com os seguintes dizeres: neymar seu viadinho,
o crb vai comer o seu cuzinho”, relatou a arbitragem.

Leia também: Neymar recebe homenagem pelos 250 jogos pelo Santos

Neymar chegou a fazer gestos para a torcida do CRB ’subir o tom da provocação’ antes de descer para o vestiário após o aquecimento, antes do jogo. Depois ainda fez gesto de ‘silêncio’ para o público. Destaque do Alvinegro, ele entrou ainda na reta final do jogo e deu passes que quase terminaram em gol ao time santista. Ele também converteu o primeiro pênalti.

Em Maceió, o camisa 10 do Santos recebeu apoio e carinho dos santistas nas entradas e saídas do hotel em que estava hospedado o elenco. Do outro lado, a torcida local esgotou os ingressos para o confronto e alguns torcedores chegaram a soltar bombas na madrugada do jogo com a tentativa de evitar o descanso dos santistas.