
Contrato de Lucas Lourenço termina no meio de setembro. Jogador foi promovido essa semana ao time profissional do Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
O meia Lucas Lourenço foi promovido ao time principal do Peixe pelo técnico Cuca essa semana e deve em breve ganhar chances na equipe. Quem garante isso é o próprio treinador, que falou sobre o Menino da Vila em entrevista coletiva virtual nesta quinta-feira.
Na conversa com os jornalistas, o técnico confirmou também a renovação de contrato do garoto. O atual vínculo de Lucas Lourenço com o clube termina em meados de setembro.
“Lucas Lourenço nós promovemos agora, contrato está para vencer e renovará na terça. Hoje teve um probleminha e não participou. Vamos com calma, conheço ele da outra passagem”, disse Cuca.
O primeiro contrato profissional do meia foi assinado em 2017, válido por cinco anos, mas somente três anos valem para o exterior, segundo a legislação da Fifa. Com isso, em 27 de setembro ele poderia se transferir para algum outro clube de fora do Brasil sem o Peixe ganhar o valor da cláusula sobre a quebra de vínculo.
Lucas Lourenço tem apenas 19 anos e é uma das grandes esperanças do torcedor santista para o futuro. O meia já estreou como profissional, na derrota contra o Sport, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2018. Na temporada passada, não recebeu chances de jogar com o treinador Jorge Sampaoli, nem com Jesualdo Ferreira em 2020.
No desespero para revelar algum jogador que possa ser útil, tornou-se frequente a subida de vários garotos da base, a maioria de forma precoce, sem mesmo mostrar serviço no Sub 20. Com isso, garotos do Sub 17 tem antecipada a ida para o Sub 20 e assim por diante. Queimam etapas, como se todos fossem raios, mas, infelizmente, a maioria sequer vai ser jogador de time grande, quanto mais raios. Na Copinha, o Lucas Lourenço mostrou bom chute de fora da área, mas uma dificuldade enorme para manter a bola devido ao físico franzino. Se não consegue jogar no Sub 20, o que será dele no profissional? Interessante o departamento de base do Santos FC, selecionam vários garotos franzinos e não fazem um trabalho específico para os jogadores ganharem massa muscular. O Lucas Lourenço, meia, tem 1,68 m, o Sandry, volante, 1,70 m, o Wagner Palha, zagueiro, 1,83 m., ou seja, jogadores baixos. Se tivessem a habilidade do Maradona, do Messi, do Romário, poderiam até vingar, mas com a habilidade de jogador mediano, a falta de estrutura física pesa. Enquantos isso, no time campeão do Bayern, o meia Goretzka, do alto dos seus 1,90 m, esbanja força física. Se coloca-lo lado a lado com os futebolistas da base do Santos FC, vai parecer que são atletas de esportes distintos. Se for disputar uma bola com o alemão, essa garotada vai ter que chamar a mãe, o pai, o agente, o técnico, o massagista, pois não vão aguentar uma dividida. Parece que só chega para treinar na base do Santos FC o que sobrou das peneiras dos outros times.