O Santos foi fundado em 14 de abril de 1912 e, em seus mais de 100 anos de história, coleciona momentos marcantes dentro e fora dos campos.
Antes dos dias atuais, em que podemos fazer aposta esportiva em diferentes jogos do clube, o Santos trilhou um longo caminho até ser mundialmente conhecido. No artigo de hoje, trouxemos curiosidades interessantes sobre o passado do clube. Algumas são mais famosas, outras você provavelmente nunca ouviu falar.
Iremos mostrar que nem sempre o Santos foi um alvinegro praiano, alguns números que o clube alcançou em sua história, o motivo de o mascote ter mudado, e muito mais. O conteúdo está repleto de informações que, com certeza, são de interesse dos torcedores do Peixe.
É importante ressaltar que, apesar de as informações deste artigo serem as principais curiosidades da história do Santos, elas não são as únicas. Sugerimos que você, após finalizar o artigo, busque conhecer um pouco mais sobre a trajetória do clube. Fique com a leitura e veja as principais curiosidades sobre o Santos Futebol Clube!
Uniforme do Santos
Primeiramente, vale ressaltar que, apesar de muitos pensarem o contrário, o Santos não veio ao futebol sendo um alvinegro praiano. Logo após sua fundação, o uniforme do Santos era branco, azul e dourado. Somente em março do ano seguinte, quase um ano após seu surgimento, o time passou a utilizar a tradicional vestimenta branca e preta.
Primeiro escudo
O primeiro escudo do Santos era completamente diferente do que conhecemos hoje em dia. Dado que o distintivo atual foi criado em 1925, tendo sido alterado em 1968 com as estrelas referentes aos dois mundiais vencidos pelo Santos. Em suma, o distintivo possuía um círculo em seu centro com as letras SFBC – Santos Foot-Ball Club. Este círculo ficava sobreposto a um globo terrestre colorido.
Uma decepção no Campeonato Paulista
No Campeonato Paulista de 1927, o Santos fez incríveis 100 gols em apenas 16 jogos. Porém, com esta sequência absurda, por que houve uma decepção no torneio? A resposta é bem simples: o Santos não foi campeão do evento neste ano.
Esta não é uma curiosidade que deixa os torcedores muito felizes, contudo, faz parte da história. De qualquer forma, 100 gols em 16 jogos mostram que o Santos não gosta de brincar em campo.
A estreia precoce de Coutinho
Coutinho é um dos maiores jogadores que existem na história do Santos, no entanto, o atleta estreou no clube com uma idade abaixo da média – com apenas 14 anos. Iniciando no Peixe com uma idade inferior a de Pelé, que entrou no clube com 16 anos de idade. Além de estar jogando profissionalmente em uma idade tão jovem, Coutinho estreou no Santos da melhor forma possível. Vencendo o Sírio Libanês, extinto clube de Goiás, por 7 a 1.
O Santos está em um hino
No ano de 1961, o Santos perdeu um amistoso contra o clube grego Olympiacos. Nesta época, Pelé já era um destaque dentro dos gramados. A vitória deixou o time Olympiacos tão feliz que este feito foi parar no hino do clube. Curioso, não?
Pelé já atuou como goleiro
Em 1963, o Santos estava jogando contra o Grêmio. Vencendo por 4 a 3 em busca da Taça Brasil, o goleiro Gilmar foi expulso do campo. O clube não podia fazer alterações e, como resultado, Pelé substituiu o goleiro. O mais interessante de tudo é que Pelé conseguiu ter um bom desempenho. A partida terminou em 4 a 3 e o Rei mostrou que também era excelente no gol.
Primeiro campeão do Mundial e Libertadores
O Santos foi o primeiro time brasileiro a vencer o Mundial e a Copa Libertadores da América em 1962. Para que você consiga compreender melhor a importância deste fato, o Mundial foi ganho por um time brasileiro somente 19 anos depois da conquista do Santos. Isso ocorreu em 1981, quando o Flamengo conquistou o título.
Mudança no mascote
Até hoje, o Santos é chamado de Peixe por muitas pessoas. Este apelido tornou-se popular, no entanto, surgiu de uma forma não muito amigável. O apelido Peixe surgiu como uma forma de provocação pelos times adversários e veio a se tornar o mascote do Santos. Mas, pela fragilidade do animal, ele foi substituído por uma baleia na década de 1950.
Quem desenhou o mascote foi o famoso cartunista Messias de Melo. A chegada da baleia como mascote agradou o clube e os torcedores, contudo, ocorreu mais uma mudança. Desde 2006, o Santos possui dois mascotes: Baleião e Baleinha.
Melhor time de futebol do século XX
O Santos de Pelé foi considerado pela própria FIFA o melhor time de futebol do século XX. De fato, o Peixe era uma máquina de vitórias nesta época. É estimado que, aproximadamente, metade dos títulos que o Santos possui ocorreram quando Pelé estava dentro de campo.
Vitória sobre o Botafogo de Ribeirão Preto
Em 1964, o Santos de Pelé ganhou do Botafogo de Ribeirão Preto por 11 a 0 em um jogo histórico. Nesta partida, Pelé foi responsável por 8 gols. Gostamos muito de acompanhar os jogos do Peixe atualmente e temos o clube em nosso coração, porém, o famoso Santos de Pelé nunca será esquecido.
Apostando no Santos no MrJack.Bet
Antes, curtíamos o Santos apenas como telespectadores. Mas agora, sabia que dá para ampliar a emoção apostando até ao vivo nos confrontos? No MrJack.Bet, isso é possível! Com depósitos e apostas a partir de R$1, coloque os seus palpites em jogo em um site pensado para os brasileiros. Na casa, você tem suporte 24 horas, cobertura para todos os jogos regionais, saques e depósitos instantâneos e uma variedade incrível de mercados. Explore hoje mesmo e vá além!
Deixar um comentário