O meia Alan Patrick fez o gol da vitória do Shakhtar no clássico da Ucrânia (Crédito: Divulgação)

Já campeão ucraniano, o Shakhtar Donetsk venceu mais uma vez o clássico nacional contra o Dínamo Kiev, no último sábado, com brilho de um Menino da Vila. O meia Alan Patrick fez o gol da vitória por 3 a 2 do Shakhtar, aos 27 minutos do segundo tempo. Ele foi titular e jogou todo o confronto. O atacante Júnior Moraes também foi titular, mas não marcou e foi substituído aos 31 minutos do segundo tempo.

Na Espanha, o atacante Rodrygo voltou ao time titular na vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao, com gol marcado pelo zagueiro Sérgio Ramos. O Menino da Vila foi substituído por Lucas Vasquez, aos 29 minutos do segundo tempo.  O time do brasileiro lidera o campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o Barcelona.

Na Turquia, Robinho voltou ao banco de reservas na vitória do Istanbul Basaksehir por 2 a 0 diante do Antalyaspor. O brasileiro entrou em campo aos 14 minutos do segundo tempo, quando o jogava ainda estava empatado em 0 a 0. Com a vitória, o Istanbul segue na liderança do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o Trabzonspor.

Na Inglaterra, o meia Felipe Jonatan, lesionado, não foi relacionado para o empate em 2 a 2 entre o West Ham e o Newcastle. O lateral-esquerdo Emerson Palmieri não foi relacionado na vitória do Chelsea por 3 a 0 sobre o Watford. O brasileiro não faz parte dos planos do clube para a próxima temporada e deve ser negociado com o futebol italiano, o que pode render uma boa quantia ao Santos pelo mecanismo de solidariedade da Fifa. Na segunda divisão, o goleiro Rafael Cabral teve uma atuação tranquila na goleada de 5 a 0 do Reading diante do Luton Town.

Na Itália, o lateral Danilo atuou improvisado na lateral-esquerda na vitória da Juventus por 4 a 1 no clássico contra o Torino no sábado. Alex Sandro não foi relacionado para o jogo. A Juventus lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre a Lazio.

*A seção da Vila para o mundo é publicada toda segunda-feira com o desempenho dos jogadores revelados pelo Santos nas principais Ligas do mundo.