
JP Chermont não atua pelo Santos desde maio (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Departamento de Futebol do Santos, liderado pelo executivo Alexandre Mattos, está trabalhando para ‘recuperar’ o lateral-direito JP Chermont. O Menino da Vila perdeu espaço no elenco e agora o jogador ainda vive a expectativa de ser vendido para o exterior. Chermont não foi relacionado para o amistoso no Espírito Santo, semana passada, e cumprirá suspensão pelo Peixe contra o Flamengo nesta quarta-feira (16), às 20 horas, na Vila Belmiro, partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão.
JP Chermont surgiu como promessa na base alvinegra e a diretoria sempre criou expectativa por ter um grande ativo no mercado. Pelo fato do clube se encontrar muito endividado nesse momento, a gestão já avisou que precisará vender jogadores para criar receita e a situação do lateral causa discussões internas, podendo sua saída ser uma alternativa.
Diante da expectativa de uma possível negociação e também do desgaste interno sobre a situação, pessoas ligadas ao futebol junto à comissão técnica estão estudando como trabalhar com o atleta. A família e os representantes do jogador não conseguem compreender porque ele tem sido ‘escanteado’, já que a própria diretoria gostaria de uma venda. Eles entendem que o clube não está sabendo valorizar e administrar o ativo que possui em mãos. Apesar de estar no ‘radar’ de times da Europa e até mesmo da Série A do Brasileirão, até o momento não chegou nenhuma proposta que agrade o Peixe pelo atleta
Chermont tem uma assistência em 16 jogos no ano. Só nesta temporada, viu a posição ser ocupada por Léo Godoy e Aderlan, além do zagueiro Luisão e do lateral-esquerdo Escobar – ambos improvisados no setor. O Santos, ainda não satisfeito, contratou o lateral-direito Igor Vinicius, vindo do São Paulo, para ser mais um na vaga.
No fim de maio, o Santos recusou uma proposta do Red Bull Bragantino pelo garoto. A oferta daria cerca de R$ 12 milhões e a diretoria entendeu que era um valor baixo pelo jogador. No começo do ano, o Peixe queria envolver o garoto com o próprio time de Bragança Paulista para tentar uma contratação casada por Lucas Evangelista, mas a negociação não caminhou. Em agosto do ano passado, o Alvinegro já havia negado uma proposta de 9 milhões de euros de um time da Inglaterra pelo lateral. .
Leia também: Mateus Xavier recebe proposta do Notthingham e staff estuda futuro do atacante
HISTÓRICO
Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas doze anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base do clube e acumula convocações para a Seleção Brasileira de base. Em 2023, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 com a camisa amarelinha.
Em 2017, foram 4 gols em 22 jogos pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Em 2019, 13 confrontos pelo Paulista Sub-13. Já em 2021, 13 duelos pelo Paulista Sub-15. Em 2022, pelo Sub-17, foram 2 gols em 10 partidas pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro. Por fim, no ano retrasado, foram 15 jogos pelo Paulista Sub-17, 3 pelo Paulista Sub-20 e outros 7 confrontos pela Copa São Paulo.
Além de um gol em 11 partidas pelo Brasileiro Sub-17, dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e um duelo pela Copa do Brasil Sub-20. Ano passado, foram seis partidas pela Copa São Paulo e atuou pela Equality Cup, no Catar, em fevereiro, antes da estreia no profissional.
Deixar um comentário