Derlis González é só elogios ao futebol brasileiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

No Santos há pouco mais de três meses, o paraguaio Derlis González está satisfeito com o que encontrou dentro de campo no Brasil. No entanto, isso não chega a ser uma surpresa: o atacante revelou, em entrevista exclusiva ao Diário do Peixe, que já acompanhava o Campeonato Brasileiro antes de desembarcar na Vila Belmiro.

Segundo ele, o nível do futebol brasileiro é muito bom e bastante superior ao do campeonato que jogava antes: o Ucraniano, pelo Dínamo de Kiev, clube que o emprestou ao Santos.

“Surpreender não. Sabia o que era o Campeonato Brasileiro, se vê no mundo inteiro. Já sabia que tinha uma boa qualidade, muitas equipes boas e de tradição. Por isso decidi vir pra cá. É muito competitivo, tem equipes maiores e com bons jogadores. Na Ucrânia havia sempre só duas ou três equipes brigando pelo título, mas o bom é que classificávamos para jogar a Liga dos Campões”, disse o paraguaio.

O Campeonato Ucraniano tem apenas 27 anos e somente três clubes já foram campeões. O Dínamo de Kiev é o maior vencedor, com 15 títulos, seguido pelo Shakhtar Donetsk com 11. O Traviya Simferopol completa a lista com apenas um título: o primeiro da história, na temporada 1991/1992.

Em compensação, o Campeonato Brasileiro já teve 17 clubes diferentes conquistando a taça. O maior campeão é o Palmeiras, com nove títulos, seguido pelo Santos que tem oito, Corinthians com sete e São Paulo com seis.