Fernando Diniz está desempregado desde a saída do Cruzeiro (Crédito: Rodrigo Ferreira/CBF)

O nome de Fernando Diniz chegou a ser discutido internamente no Santos para substituir o técnico Pedro Caixinha, demitido após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense. Diniz, que treinou o clube em 2021, é bem avaliado por membros da diretoria, especialmente pelo CEO Pedro Martins.

Apesar disso, o Diário do Peixe apurou que Fernando Diniz não pretende assumir o comando técnico do Santos neste momento. De acordo com pessoas próximas ao treinador, ele avalia o atual momento do clube como dividido e não vê o ambiente como favorável para um novo trabalho nesse momento. Além disso, o técnico não tem pressa para definir seu futuro e pretende tomar uma decisão com calma sobre o próximo passo da carreira.

O Santos não chegou a formalizar uma proposta a Fernando Diniz, apenas demonstrou interesse. Mesmo que isso ocorresse, a chance de um acerto seria pequena, segundo apuração da reportagem.

Até o momento, Tata Martino foi o único treinador a receber uma proposta oficial do Santos desde a saída de Jorge Sampaoli. Antes dele, nomes como Tite, Dorival Júnior e Luís Castro foram consultados, mas todos recusaram a possibilidade de assumir o clube neste momento.

Sampaoli, que também chegou a ser procurado, conversou com o Santos e analisou a chance de retorno. No entanto, decidiu recusar o convite após a entrevista coletiva concedida pelo CEO Pedro Martins na última terça-feira.

Enquanto a diretoria avalia o mercado, o interino César Sampaio segue no comando da equipe. Ele dirigiu o time na vitória por 2 a 0 contra o Atlético-MG e estará à frente novamente neste domingo, às 16h, contra o São Paulo, no Morumbis. Caso consiga mais um bom resultado, não está descartada a possibilidade de ser efetivado no cargo.