Diógenes entrou na vaga de Brazão, que saiu de ambulância (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O jovem goleiro Diógenes pode ter sua primeira oportunidade como titular do Santos neste domingo (21), às 20h30, diante do São Paulo, na Vila Belmiro. Reserva imediato de Gabriel Brazão, o camisa 12 aguarda a definição sobre a situação do companheiro, que cumpre o protocolo de concussão cerebral da CBF após levar uma joelhada na cabeça no jogo contra o Atlético-MG.

“Sem dúvida foi um grande domingo para mim. Fiquei muito preocupado com o Brazão, porque foi um lance muito forte. Mas, graças a Deus, ficou tudo bem com ele. Logo depois que entrei no jogo a gente interagiu ali no campo e vi que ele estava bem, que foi só um choque mesmo. Mas eu vinha me preparando há muito tempo, bem antes até do jogo contra o Ituano ano passado, quando fiz minha estreia como profissional. Depois da saída do João Paulo me preparei mais ainda para me consolidar como segundo goleiro do elenco. E tive a oportunidade de domingo, infelizmente, do jeito que foi. Mas, como vocês viram, deu para dar conta do recado”, afirmou o camisa 12.

Brazão está afastado dos treinos de campo e só poderá voltar a trabalhar com o grupo no sábado, véspera do clássico, caso seja liberado pelos médicos. Durante esse período, o clube precisa apresentar exames e responder a relatórios exigidos pela entidade, que determinam no mínimo cinco dias de recuperação antes de uma volta oficial.

“Sei que o Gabriel é o nosso goleiro e torço muito para que ele esteja melhor cada vez mais para poder nos ajudar domingo. Fiquei feliz que ele está bem e, se tudo der certo, que a gente possa contar com ele contra o São Paulo. Ele está seguindo o protocolo e dá para ver que está bem. Mas se ele não puder jogar, eu estou preparado. A gente se prepara muito para estar à disposição quando a oportunidade aparecer, ainda mais em um clássico”, disse.

No último domingo, Diógenes entrou no segundo tempo contra o Atlético-MG e foi decisivo. Com ao menos três defesas importantes, ajudou a segurar o empate por 1 a 1 nos minutos finais. A atuação deu ainda mais confiança para o jovem, que pode ser a opção de Juan Pablo Vojvoda caso Brazão não esteja em condições de jogo.

Caso seja confirmado como titular no domingo, Diógenes terá a chance de defender o Santos pela primeira vez na Vila Belmiro como profissional – justamente em um clássico diante do São Paulo.

“O clássico em si já é um jogo muito atípico, né!? Respeitamos muito o São Paulo, mas também estamos vindo numa crescente muito boa, apesar dos dois empates, então acredito que vamos fazer um grande jogo e vai ser um bom clássico para nós”, concluiu Diógenes.

Revelado na base do Peixe e contratado em 2020, Diógenes soma apenas dois partidas oficiais pelo profissional. Sua estreia aconteceu em 2024, na vitória sobre o Ituano pela Série B e agora contra o Atletico-MG. Até agora, ele não sofreu gols nos dois jogos oficiais que disputou. Neste ano, voltou a ser utilizado em amistosos contra Coritiba, Desportiva Ferroviária-ES e RB Leipzig, da Alemanha.