Lateral-esquerdo Dodô tomou conta da posição: já são oito jogos, sendo sete como titular (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Depois de seis jogos consecutivos sem vitória pelo Campeonato Paulista, sequência que não acontecia de 1991, o Santos finalmente conseguiu engatar uma sequência de vitórias novamente. Foram duas nos dois jogos mais importantes do ano até aqui: o Palmeiras, pela semifinal do Paulistão, e o Estudiantes, pela Libertadores, ambos fora de casa.

“Essas duas vitórias seguidas dão muita confiança. Conversamos bastante depois dos jogos contra o Palmeiras. Fomos eliminados, mas jogos mostraram que podemos competir com os grandes elencos. Esses dois últimos resultados deram convicção a mais. Não que duvidássemos, mas nos deram afirmação. Momento é bom”, comemorou o lateral-esquerdo Dodô, em entrevista coletiva do CT Rei Pelé.

Em comum nas duas partidas foi a presença de Renato e Alison no meio-campo. O capitão do time havia perdido a vaga no meio, já que não conseguia armar o time com qualidade no 4-1-4-1 de Jair Ventura, e na posição de volante o técnico não abre mão de Alison. No entanto, nas últimas partidas, o treinador desenhou a equipe em uma 4-2-3-1, colocando Alison e Renato lado a lado.

“Com essa mudança tática, Renato e Alison, isso favoreceu nossas transições para Rodrygo e Arthur, que são bem rápidos. Foi uma mudança inteligente do Jair, que deu resultado. Isso mostra que podemos variar os sistemas táticos. Essa mobilidade dá outra cara ao time e o momento é muito bom. Estamos empolgados com essa semana de começo do Brasileiro. Que possamos trabalhar bem e chegar bem sábado.”

O Santos estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado, contra o Ceará, às 21h, no Pacaembu. O Peixe prepara uma grande festa para a partida, já que o jogo ocorre na data do aniversário do clube. Os novos uniformes, agora fornecidos pela Umbro, serão estreados no jogo.