Santos não vence há três jogos no Campeonato Brasileiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O empate por 2 a 2 com o Sport, neste sábado (27), na Ilha do Retiro, não apenas tirou o Santos momentaneamente da zona de rebaixamento, como também deu fôlego a Cleber Xavier no cargo de técnico do clube. Pressionado por uma sequência ruim no Campeonato Brasileiro, o treinador teria sido demitido em caso de derrota – cenário que chegou a ser discutido internamente pela diretoria antes da partida.

A cúpula santista adiou reuniões estratégicas previstas para antes do jogo, entre elas uma com o meia Hyan, que deseja rescindir contrato com o clube por falta de minutos com o treinador. O encontro foi remarcado por conta da possibilidade de mudança no comando técnico, o que mostra o clima de instabilidade que rondava o clube antes do duelo em Recife.

Com o empate, Cleber Xavier ganhou ao menos mais um jogo no cargo. Ele seguirá à frente da equipe contra o Juventude, na segunda-feira (4), no Morumbis. A diretoria entende que o resultado diante do lanterna Sport e a sequência de jogos contra adversários diretos na parte de baixo da tabela poderiam servir para amenizar a pressão. No entanto, a atuação oscilante diante dos pernambucanos e a permanência da equipe perto do Z-4 aumentaram o descontentamento da torcida.

Internamente, porém, a avaliação é que o desempenho diante do Sport não é suficiente para justificar uma troca imediata. O gol sofrido logo aos dois minutos – em falha individual de Gabriel Brazão – e a expulsão de Rincón ainda no primeiro tempo foram fatores que pesaram na análise. O entendimento é que, mesmo com o cenário desfavorável, a equipe mostrou reação e buscou o empate fora de casa.

Demite Cleber e traz quem?

Outro fator importante para a permanência de Cleber, ao menos no pensamento da alta cúpula do clube, é a suposta falta de opções no mercado, embora nomes de peso, como Jorge Sampaoli e Juan Pablo Vojvoda estejam sem clube no momento.

A diretoria, porém, não quer repetir o cenário da última demissão, quando a saída de Pedro Caixinha levou o clube a dias de indefinição e negativas de outros treinadores, antes da chegada de Cleber. A ideia é evitar novo período com técnico interino.

Na coletiva após o jogo, Cleber comentou sobre sua situação e se mostrou tranquilo quanto à continuidade.

“Tenho o apoio interno da diretoria e dos jogadores experientes. Sei que estamos perto da zona de rebaixamento, que é um lugar em que não queremos estar, que o Santos não merece estar. Mas o campeonato está apertado, do 10º lugar para baixo está bem apertado, tem muitos pontos ainda a serem disputados”, afirmou.

O Santos chegou a 15 pontos e ocupa momentaneamente a 16ª colocação. A posição, no entanto, depende do resultado do jogo entre Vasco e Internacional, neste domingo, às 18h30, no Beira-Rio. Se o time carioca vencer, o Peixe volta à zona de rebaixamento.