Banfield oficializou a contratação de Furch (Crédito: Divulgação)

O Banfield (Argentina) oficializou a contratação do atacante Julio Furch. A rescisão do jogador com o Santos ainda não foi regularizada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) e ele segue registrado no site da FPF (Federação Paulista de Futebol) como atleta do Peixe. No entanto, em nota oficial o clube anunciou a rescisão.

”De forma amigável, o Santos FC e o atleta Julio Furch concluíram a negociação para a rescisão de contrato. O acordo foi firmado no final da tarde de hoje (17). Contratado em 2023, o atacante disputou 63 partidas e marcou 9 gols pelo Clube”, diz o Santos em nota.

Na metade de maio, Furch foi reintegrado ao elenco profissional, mas não foi relacionado para nenhum jogo e ainda ficou ‘escanteado’ fazendo trabalhos mais físicos no CT Rei Pelé, apesar de estar no gramado com o restante do grupo. Furch tinha expectativa de ganhar minutos no amistoso contra o RB Leipzig (Alemanha), mas ele teria tido uma lesão ‘nada grave’ na véspera do duelo, foi o que informou a assessoria do clube na época.

Logo em seguida ao amistoso, Furch pegou os pertences do armário e nunca mais apareceu no Alvinegro, exigindo receber valores que estariam atrasados. Desde o dia 10 de janeiro ele vinha ‘afastado’ e estava treinando em horário alternativo ao time principal. Isso só mudou quatro meses depois e ainda assim com pouco prestígio pelo Departamento de Futebol.

No começo do ano, o atacante argentino recusou uma proposta de empréstimo ao Juventude. Furch foi contratado pelo Santos em 2023. Apesar de ter sido titular em parte da temporada 2024, ele não estava nos planos para 2025.

Com contrato até dezembro de 2026, o Santos paga cerca de R$ 1,3 milhão por mês entre salários e outros embargos ao atacante, valores que foram parcelados na ‘redução salarial’ do ano passado devido a disputa da Série B.

Leia também: Santos tem a 10ª dívida entre os principais clubes do Brasil

Julio Furch não joga há oito meses, desde o fim da Série B, e vai completar 36 anos no dia 29 de julho. Ao todo, são 63 partidas, 9 gols e 1 assistência com a camisa alvinegra.  O ‘Imperador’ é natural de Winifreda (Argentina) e foi revelado pelo Olimpo. Ele iniciou a trajetória como profissional em 2010.

Em solo argentino, o centroavante atuou por San Lorenzo, Arsenal de Sarandí e Belgrano, antes de se transferir para o futebol mexicano, em 2015. No México, o atacante ganhou destaque rapidamente e virou uma das principais referências da liga local, conquistando o apelido de ‘El Emperador del Gol’.

Furch começou atuando pelo Veracruz e, após dois anos como artilheiro e campeão da Copa México, foi contratado pelo Santos Laguna. Na equipe de Torreón, Furch jogou por quatro temporadas, anotou 69 gols e ganhou status de ídolo após conquistar o Campeonato Mexicano de 2018.

Já em 2021, Furch acertou sua transferência para o Atlas e, logo em sua primeira temporada, virou um dos maiores nomes da história do clube, sendo autor do gol que deu o título mexicano, acabando com uma seca de 70 anos.

No ano seguinte, o atacante repetiu o feito e conquistou novamente o título do Campeonato Mexicano. Após acertar sua saída para o Santos, ele recebeu uma despedida de gala e foi homenageado como um verdadeiro ídolo no Atlas.