
Eduardo Bauermann deve retornar aos gramados em julho (Crédito: Divulgação)
Ex-Santos, o zagueiro Eduardo Bauermann acertou com o Everton de Viña del Mar (Chile) perto de acabar punição dada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de um ano sem jogar. Em julho, o defensor deve retornar aos gramados depois de ter contrato rescindido pelo Peixe por envolvimento em esquema de apostas.
Bauermann deixou o Peixe envolvido em polêmica e teve o contrato rescindido no meio do ano passado. Ele foi alvo da Operação Penalidade Máxima II, do Ministério Público de Goiás, por manipulação de resultados do Brasileirão 2022. Depois, a punição se estendeu e ele foi julgado pelo STJD.
Diante dos fatos, o Alvinegro liberou o jogador de forma “gratuita” ao Alanyaspor (Turquia), mas estabeleceu em contrato uma porcentagem de uma futura venda. Porém, o atleta viu a punição de um ano sem jogar ser ampliada pela Fifa para o exterior. Em setembro de 2023 teve seu contrato rescindido com o time turco por ‘problemas de comportamento’.
Como a saída dele do Alanyaspor não envolveu mercado, o Santos não leva nenhum lucro financeiro. Desde então, vinha cumprindo punição e logo deve voltar a jogar no Chile. O zagueiro chegou ao Santos no começo da temporada de 2022, vindo do América-MG. Ao todo foram 77 jogos e 5 gols.
Sobre a investigação
De acordo com o MP, o defensor teria aceitado ao menos R$ 50 mil para sofrer cartões amarelo e vermelho nos jogos contra Avaí e Botafogo, respectivamente, no Brasileirão de 2022. Inicialmente, Bauermann negou qualquer tipo de envolvimento e seguiu atuando normalmente pelo Peixe.
Após o vazamento das conversas, porém, a situação ficou insustável e ele foi afastado, tendo seu contrato suspenso de forma preventiva antes da rescisão. Ele foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por 12 jogos de suspensão. Depois, o zagueiro teve sua punição revista e foi condenado a 360 dias sem poder atuar, além de uma multa de R$ 35 mil em decisão pela segunda instância do STJD.
Leia também:
Uma vez tranqueira, sempre tranqueira.
Sai que é macum…..
Apesar de ser bom zagueiro. N merece mais pisar em Santos
Faltando assunto? Eis que aparece o Bauermann…
Dificil imaginar jogador de time grande, com os vultosos salários que recebe, ser cooptado “por uns dólares a mais”, ainda que para o delinquente possa parecer que levar um cartão amarelo seja algo de menor potencial de prejuizo para o clube. Porém, conforme divulgado na mídia, quando o rebaixamento ficou iminente, a diretoria santista ficou refém do elenco e os “lideres” do time não tiveram pudor e negociaram, de forma amoral, “bichos” por vitorias e até por empates. Inclusive, foi noticiado que as vésperas dos últimos jogos houve a cobrança de bichos atrasados. Ou seja, os abastados jogadores “profissionais” são gananciosos, de modo que esse episódio do Bauermann serve para levantar a suspeita quando ocorrem resultados negativos inesperados. O jogador estava num dia ruim ou aconteceu alguma “desmotivação”?
Santos sempre santos