Angulo não conquistou espaço no Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Ex-Santos, o atacante Brayan Angulo, que hoje depende a Liga de Portoviejo, no Equador, sofreu um atentado e foi baleado na perna quando chegava ao treino nas redondezas do Estádio Reales Tamarindos na manhã desta quinta-feira (16). O jogador foi surpreendido por dois homens em uma moto, que dispararam várias vezes em sua direção, mas os tiros atingiram apenas a perna.

Angulo recebeu um atendimento imediato e foi encaminhado a um hospital local, onde o estado de saúde é estável. A Polícia Nacional iniciou uma operação de busca logo após o ocorrido e informou que dois suspeitos foram detidos em conexão com o atentado. O clube divulgou um comunicado oficial lamentando o episódio e pedindo garantias de segurança às autoridades esportivas e policiais.

A nota também revelou que outros jogadores da equipe haviam recebido ameaças relacionadas à partida desta sexta-feira (17) contra o Búhos pela volta das 16 avos de final do segunda divisão do Equatoriano da Série B. O ataque a Brayan ocorre em meio a uma onda de violência que tem atingido o futebol equatoriano.

Neste ano, foram quatro incidentes armados envolveram jogadores profissionais: o assassinato de Jonathan “Speedy” González em Esmeraldas; o duplo homicídio de Maicol Valencia e Leandro Yépez em Manta; e o atentado contra Ariel Suárez, do Orense, em Machala, que ficou ferido na cabeça.

Diante desse cenário, a LDU repudiou publicamente qualquer forma de intimidação e destacou que o futebol deve ser um espaço de paz, respeito e união. O clube e as autoridades locais seguem cooperando para esclarecer o ataque e garantir a segurança dos atletas.

“A Liga Desportiva Universitária de Portoviejo informa à opinião pública, aos meios de comunicação e à torcida em geral que, lamentavelmente, o jogador Bryan Angulo Tenorio sofreu um atentado contra sua vida. Graças ao pronto atendimento médico e ao apoio de seus companheiros, podemos confirmar que seu estado de saúde é estável. Da mesma forma, comunicamos que vários de nossos jogadores receberam ameaças relacionadas à partida esportiva programada para esta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, contra o clube Búhos ULVR. Rejeitamos qualquer ato que busque intimidar, amedrontar ou gerar medo em nossos jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores. Condenamos energicamente qualquer forma de violência, pois o futebol deve ser um espaço de paz, respeito e união. Fazemos um chamado urgente à Federação Equatoriana de Futebol, à Associação de Futebol de Manabí e às autoridades competentes para que esta partida seja disputada em um ambiente que garanta a segurança dos protagonistas, dentro e fora de campo. Agradecemos as demonstrações de solidariedade e o apoio da torcida, das instituições e dos órgãos de controle, com os quais foram realizadas as gestões correspondentes para esclarecer os fatos e assegurar a tranquilidade de nossa equipe”, publicou o clube equatoriano em nota.

Leia também: CBF divulga áudio do VAR no pênalti dado ao Santos contra o Corinthians

Nascido em Guayaquil (Equador), Angulo tem 29 anos e foi revelado no Rocafuerte FC, na cidade natal. Destaque nas categorias de base, o atacante foi contratado pelo Emelec e iniciou sua carreira profissional em 2014. Após temporadas de destaque no futebol equatoriano, Angulo acertou sua transferência para o Cruz Azul, do México, em 2019, e chegou a ser emprestado ao Tijuana ainda no país mexicano.

Ele retornou para o clube celeste na última temporada, onde permaneceu até a negociação com o Santos em 2022. Com a camisa santista, realizou 24 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência. Foi titular em nove oportunidades, sendo a grande maioria na Copa Sul-Americana, quando o ex-técnico Fabián Bustos utilizou uma equipe mista.

Com salário acima do teto, o Peixe rescindiu com o jogador que depois foi atuar pelo Emelec, no país natal, e pelo The Strongest (Bolívia) antes da chegada ao LDU de Portoviejo.