Ex-Santos, Diego Aguirre e Maxi Silvera conquistam título no Uruguai

Diego Aguirre conduziu o Peñarol ao título uruguaio (Crédito: Divulgação)

Presentes na campanha do rebaixamento do Santos para a Série B, o técnico Diego Aguirre e o atacante Maxi Silvera conquistaram o título do Campeonato Uruguaio neste domingo. O Peñarol, time dos ex-santistas, venceu o Fênix por 3 a 1 e alcançou os 38 pontos, dois a mais do que o rival Nacional, que também venceu na rodada.

Foi o terceiro título uruguaio de Diego Aguirre no comando do Peñarol. Já o atacante Maxi Silvera foi o terceiro artilheiro do time, com cinco gols em 14 partidas. Eles foram importamtes também na campanha da equipe na Copa Libertadores, quando a equipe uruguaia chegou nas semifinais e só foi derrotada pelo Botafogo, que conquistou o título.

Ambos estiveram no Santos em 2023, quando participaram da campanha que culminou no rebaixamento do Peixe no Campeonato Brasileiro daquele ano. Aguirre comandou a equipe em apenas cinco jogos, estreando com uma derrota de 4 a 0 para o Fortaleza. Ele venceu o Grêmio na partida seguinte por 2 a 1, mas sofreu três derrotas consecutivas — Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro — e acabou demitido.

Maxi Silvera chegou ao Santos justamente na última partida de Aguirre, mas ficou no banco e não estreou. Sua primeira aparição foi contra o Palmeiras, entrando no segundo tempo e contribuindo com uma assistência na vitória por 2 a 1. Silvera disputou apenas 12 jogos pelo Santos, marcando um gol na derrota por 7 a 1 para o Internacional, além de sua única assistência.

Após o rebaixamento, o Santos chegou a oferecer um novo contrato com redução salarial e um vínculo até 31 de dezembro de 2024, porém, o uruguaio achou os valores baixos e foi em busca de um novo clube.