
Federação garante sequência do Campeonato (Crédito: Reprodução)
Depois de o governador João Dória Jr decretar a proibição de partidas de futebol em todo Estado a partir da próxima segunda-feira, a Federação Paulista soltou uma nota oficial deixando claro que pretende seguir o calendário normal do Campeonato Paulista, com previsão de término no dia 23 de maio.
Por conta do agravamento da Pandemia, o Governo do Estado decidiu endurecer as medidas de isolamento, o que acabou atingindo o futebol. Os jogos estão proibidos de acontecer em São Paulo entre os dias 15 e 30 de março.
O anúncio de Dória foi feito nesta quinta e pouco depois, FPF e clubes, se reuniram de forma virtual para discutir o assunto. Na nota, divulgada após o encontro, lamentam o agravamento da Pandemia, defendem o protocolo do futebol e anunciam uma reunião Governo do Estado e Ministério Público na segunda-feira.
No encontro será discutido o calendário de jogos, buscando uma solução viável para adaptar as próximas rodadas da competição. Após este encontro, no mesmo dia, às 15h, FPF e clubes se reunirão para definir o agendamento dos jogos.
Uma possibilidade para seguir o calendário mesmo com a proibição é transferir os jogos para outro Estado, onde estejam liberadas as partidas. Os clubes ainda temem que a proibição se estenda aos treinamentos.
Enquanto tudo isso é resolvido, o Peixe tem ao menos dois jogos garantidos. Sábado, recebe o Ituano, na Vila, pelo Paulistão, ainda antes das novas medidas entrarem em vigor. Na terça, o duelo é pela Libertadores, na Venezuela, contra o Deportivo Lara.
Confira a nota oficial da FPF:
Após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo, que determinou a Fase Emergencial do Plano São Paulo, a Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1 se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF e os clubes se manifestam publicamente:
– A FPF e os clubes lamentam o gravíssimo nível que a pandemia de COVID-19 atingiu em São Paulo e no Brasil, com o alarmante aumento do número de casos e, principalmente, de mortes que estamos presenciando;
– Lembramos que há um ano o futebol de São Paulo, de forma consciente, paralisou suas atividades antes mesmo do início do período de quarentena imposto pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então, a FPF e os clubes têm seguido todas as recomendações científicas e médicas, prezando pela saúde de todos, utilizando, inclusive, o esporte como plataforma de educação e orientação aos torcedores com informações referentes à prevenção e combate à COVID-19;
– A FPF e os clubes reiteram que o rigoroso Protocolo de Saúde da competição, aprovado e elogiado pelo Ministério Público e pelo Centro de Contingência do Coronavírus, oferece aos profissionais do futebol e a todos os funcionários dos clubes um nível de controle não encontrado em qualquer outra atividade econômica, com testagens seriadas e acompanhamento médico diário. Desde o reinício dos jogos no ano passado, foram mais de 35 mil testes realizados por árbitros, atletas, profissionais e funcionários dos clubes de São Paulo;
– O Governo do Estado de São Paulo convidou a FPF e o Ministério Público Estadual para uma reunião às 9h de segunda-feira, na qual será discutido o calendário de jogos a fim de que, juntos, encontremos uma solução viável para adaptar as próximas rodadas da competição. Após este encontro, no mesmo dia, às 15h, FPF e clubes se reunirão para definir o agendamento dos jogos;
Por fim, FPF e clubes afirmam publicamente que o Campeonato Paulista seguirá seu curso de rodadas conforme previsto, as datas passarão eventualmente pelos ajustes necessários e a competição será concluída na mesma data prevista, 23 de maio.
Para o Santos parar agora é otimo. Pena que temos que jogar sabado. Holan terá tempo para descansar o elenco e reestruturar a equipe. Fazer treinamento tático. Quase uma pré temporada não fossem os três jogos da pré libertadores.
Quanto a essa ideia bizonha de jograr fora de São Paulo eu espero qie os demais governadores não autorizem. O paulistinha deveria ser dimensionado para seu real valor. Os grandes so deviam entrar na reta final, nas oitavas. É caça niqueis da FPF e esquema da Globo. Para o Santos, é atraso de vida
Descansar elenco? A temporada começando agora e os titulares tiveram uma semana de folga…
Caso não for possível jogos no Estado de São Paulo, eu estou de acordo com os jogos sendo realizados nas cidades de outros estados, que fazem fronteira com o Estado de São Paulo.