Gil retornou as atividades do Santos e segue à disposição (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro Gil mudou de ideia e deve cumprir contrato no Santos. O defensor havia pedido liberação ao clube para lidar com um problema grave familiar no Rio de Janeiro. Mediante a situações pessoais, a apuração do Diário do Peixe é que ele teria comunicado ao Alvinegro o desejo de se aposentar, alegando cansaço com o futebol.

No entanto, conseguiu resolver a situação e deve colaborar com o Peixe ficando até o fim do vínculo, em dezembro. A diretoria estava compreensiva com a situação e ia deixar o caso de ‘stand-by’ até a pausa neste meio de ano para a disputa do SuperMundial. A ideia era que nesse período pudessem conversar com mais calma sobre uma rescisão.

Internamente, o atleta até tinha sinalizado disposição para abrir mão de boa parte, ou até da totalidade, dos valores que teria de receber até fim do contrato. Agora, permanece no Santos e busca auxiliar o time tanto tecnicamente em campo ou através da liderança no vestiário.

Neste ano, o defensor começou a temporada fora dos planos do técnico Pedro Caixinha. Mais tarde, o treinador mudou o conceito sobre o zagueiro e decidiu utilizar Gil. O português chegou a admitir em entrevista que errou ao pensar que o defensor não se encaixaria com o estilo de jogo. Ele vinha sendo titular e foi mantido pelo técnico Cleber Xavier.

Porém, o zagueiro chegou a falhar defensivamente no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil contra o CRB na Vila Belmiro e ficou no banco até os problemas particulares.

Leia também: Santos tem lucro de R$ 427 mil na derrota para o Botafogo

Gil chegou ao Santos na última temporada com vínculo de um ano. Durante a temporada, estava com o pensamento de se aposentar, mas viu o Peixe ‘devolver’ a alegria de jogar futebol e chegou até a revelar um acolhimento grande do elenco quando perdeu a avó vespéra de jogo na Série B.

Com o acesso, tinha uma cláusula de renovação automática e apareceu no BID. No entanto, na reapresentação do elenco no dia 3 de janeiro, confirmou a apuração do Diário do Peixe que ainda iria discutir com a diretoria um acordo financeiro com a prorrogação. Logo foi integrado ao elenco e utilizado pelo clube.

Ao todo pelo Alvinegro, soma 1 gol em 65 confrontos. No Paulistão do ano passado, participou dos 16 jogos da campanha do vice do estadual. Na Série B, atuou em 34 partidas e um gol. Desfalcou em apenas quatro jogos, sendo três preservado e outro por suspensão de cartões. Já neste ano, foram 15 jogos sendo 7 pelo Paulista, 6 pelo Brasileiro, 1 pela Copa do Brasil e outro no amistoso contra o Coritiba.

Natural de Campos dos Goytacazes (RJ), ele completa 38 anos no dia 12 de junho. O jogador de 1,92 metro tem passagens por Atlético-GO, Cruzeiro, Valenciennes (França), Corinthians e Shandong Taishan (China).