Jean Mota chuta para marcar o primeiro gol do Santos, aos 17 segundos de jogo contra o São Bento (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Com um gol relâmpago, ótima atuação do paraguaio Derlis Gonzáles e a estreia, com gol, do venezuelano Yeferson Soteldo, o Santos goleou o São Bento por 4 a 0 na noite desta quinta-feira, em Sorocaba, pela segunda rodada do Campeonato Paulista de 2019. Os gols santistas foram marcados por Jean Mota, Derlis Gonzáles, Soteldo e Copete. O time comandado por Jorge Sampaoli mostrou um futebol consistente, de marcação forte, muito ofensivo e não teve dificuldades para obter a segunda vitória na competição.

O resultado manteve o Santos na liderança do grupo A, com 6 pontos. Ponte Preta (2 pontos), Red Bull e São Caetano (ambos com 1 ponto e um jogo a menos) completam a chave.

Foram necessários apenas 17 segundos e cinco passes para o Santos abrir o placar em Sorocaba. Em rápida troca de passes, o meia Jean Mota recebeu no meio da área e chutou forte, de virada, mostrando que está mesmo em boa fase.

O time dirigido por Jorge Sampaoli fez um ótimo primeiro tempo, marcando forte, recuperando a bola e saindo rápido para o ataque, no sistema que gosta o treinador argentino. O paraguaio Derlis Gonzáles, que quase deixou o Santos antes do início do campeonato, foi o destaque, puxando contra-ataques com muita velocidade e infernizando os zagueiros do São Bento.

Após o gol, o Peixe continuou atacando o time de Sorocaba, que demorou alguns minutos para se recuperar do gol relâmpago sofrido. Aos poucos, o São Bento aumentou sua pressão e passou a ameaçar o gol de Vanderlei. Éverton Páscoa aproveitou cobrança de escanteio e quase empatou aos 11min, mas a bola raspou o travessão e saiu.

Os santistas quase ampliaram aos 14min, quando Vitor Ferraz cruzou forte, o goleiro Renan não segurou e Pituca não alcançou. No minuto seguinte, Felippe Cardoso aproveitou cruzamento de Carlos Sánchez e quase marcou, mas a bola saiu sobre a meta.

E não demorou para sair o segundo, um golaço de Dérlis Gonzáles. Aos 18min, lançado pela direita, driblou duas vezes o zagueiro e chutou cruzado e ampliou para o Santos

 

Na segunda etapa, o time santista voltou sem a mesma vibração, mas manteve o controle da partida. Sampaoli promoveu a estreia do venezuelano Yeferson Soteldo, que mostrou velocidade e habilidade, criando algumas boas jogadas.

O São Bento tentou pressionar o Peixe atacou mais, criando boas oportunidades de gol, sem sucesso. Quando o time de Sorocaba tentava diminuir o placar, Soteldo fez linda tabela com Derlis Gonzáles, recebeu na frente de Renan e com um toque sutil marcou o terceiro gol santista e o primeiro do venezuelano.

O terceiro gol desnorteou o time do interior. Aos 32min foi a vez do colombiano Copete marcar o seu, aproveitando um dos poucos bons cruzamentos do lateral Orinho, fazendo 4 a 0 para o Santos.

FICHA TÉCNICA

São Bento 0 x 4 Santos

Campeonato Paulista – Primeira Fase – 2ª rodada
Local: estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Gols: Jean Mota, aos 17s, Derlis Gonzáles, aos 18min do primeiro tempo; Yeferson Steldo, aos 24min, e Copete, aos 32min do segundo tempo.

Público: 8.619 pagantes

Renda: 317.260,00

Cartão Amarelo: Diego Pituca.

São Bento: Renan; Edson Ratinho, Everton Páscoa, Diego Ivo e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Paulinho (Joãozinho, aos 29min do segundo tempo), João Paulo e Alex Maranhão (Thiago Luís, aos 16min do segundo tempo); Mazola (Éder Luís, no intervalo) e Alecsandro. Técnico: Marquinhos Santos.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota (Copete, aos 25min do segundo tempo); Felippe Cardoso (Yeferson Soteldo, aos 10min do segundo tempo) e Derlis Gonzáles (Kaio Jorge, aos 37min do segundo tempo). Técnico: Jorge Sampaoli