
Gustavo Henrique faz estreia pelo profissional do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O volante Gustavo Henrique realizou seu sonho neste sábado ao estrear pelo time profissional do Santos durante a vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino, na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Chamado para complementar o elenco no estadual, o jogador entrou no segundo tempo, quando o placar ainda estava empatado por 1 a 1, e participou de metade da etapa final do confronto que terminou com gol decisivo de Thaciano.
Após o apito final, o jovem falou sobre a emoção de atuar pela primeira vez no time de cima, justamente na Vila Belmiro.
“Agradecer a Deus primeiramente, estrear aqui na Vila Belmiro junto com a nossa torcida é um prazer enorme, sonhava desde criança isso, estou desde os 13 aqui. E glória a Deus. Bora, vamos por mais, Santos!”, afirmou.
Durante sua participação, o volante recebeu cartão amarelo em uma entrada mais dura no meio-campo, mas manteve intensidade na marcação até o fim do jogo.
Capitão do Sub-20 e titular na Copinha
Capitão da equipe Sub-20, Gustavo Henrique disputava a Copa São Paulo até ser convocado para integrar o elenco profissional no início do Paulistão. Após a estreia deste sábado, ele retorna à Copinha para disputar o mata-mata diante do Cuiabá, nesta segunda-feira (12), às 17h30.
A Copinha deste ano é a última competição de base do atleta, que “estoura” a idade e passa a ficar definitivamente à disposição do time principal. Em 2025, ele vinha sendo um dos pilares do Sub-20: foi titular nas duas primeiras rodadas da Copinha, marcou um gol em cinco jogos pelo Paulista Sub-20 e disputou 16 partidas pelo Brasileiro Sub-20.
Trajetória na base santista
A história de Gustavo Henrique no Santos começou em 2018, depois de passagens pelo Independente (2015) e Corinthians (2016). No Peixe, construiu trajetória sólida nas categorias inferiores:
- Sub-13 (2018): 13 jogos no Paulista
- Sub-17 (2021/2022): 30 partidas no Paulista e 21 no Brasileiro, com quatro gols marcados
- Sub-20 (2023/2024): participações na Copinha, Paulista, Brasileiro, Aspirantes e Copa do Brasil
Além da função de volante, Gustavo também atua como lateral-direito, característica que agrada à comissão técnica pelo dinamismo e versatilidade.
Situação contratual
Gustavo Henrique tem contrato com o Santos até o final de 2028 e já vinha sendo observado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Em 2025, chegou a ser relacionado para jogos do Paulistão e para o clássico contra o São Paulo no Brasileirão.
Agora, após a estreia profissional, o Menino da Vila retorna à Copinha para enfrentar o Cuiabá, nesta segunda-feira (12), às 17h30, pela primeira fase do mata-mata da competição.
Entrou bem, mostrou personalidade
Foi uma boa estreia
Gustavo Henrique é muito bom jogador!!! Campeão paulista Sub-17 e Sub-20 pelo Santos!!! Sempre o capitão do time!!! Santos não precisa contratar camisa 5 e precisava, com todo respeito, resolver a questão do Thomás Rincón que ganha muito, pouco joga e tira espaço do Gustavo Henrique!!!