
Juary já foi treinador do Sub-13 do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
Preocupado com a situação do Santos no Campeonato Brasileiro, o ex-atacante Juary, ídolo histórico do clube, desabafou em entrevista ao canal do jornalista Cosme Rímoli, no YouTube. Para ele, além da carência técnica do elenco, falta também mais personalidade e comprometimento dos jogadores.
“Eu já sofri muito com o rebaixamento do Santos. Nunca pensei que fosse acontecer. E agora, a situação está bem ruim. Os jogadores precisam saber a importância do clube que estão. Respeitar a camisa que o Pelé vestiu”, afirmou o ex-jogador.
Juary se mostrou especialmente incomodado com a goleada sofrida diante do Vasco, no Morumbis com mais de 50 mil santistas, quando o Santos foi derrotado por 6 a 0.
“Se eu estivesse em campo, jamais aceitaria perder por 6 a 0 para o Vasco, da forma passiva que o time reagiu. Quando o Vasco fizesse 4 a 0, o jogo acabaria. De um jeito ou de outro. Essa passividade é inacreditável para mim”, destacou.
O ídolo também citou Neymar, principal referência técnica do elenco, mas que tem sofrido com a pouca colaboração do grupo.
”O Neymar tem enorme talento, mas está sozinho. Os outros jogadores precisam se doar muito mais. Torço para que o Santos não caia de novo. Para não ficar marcado, com a aura de clube pequeno. Como ex-jogador e, agora, torcedor, está muito difícil ver esse Santos atual“, completou.
Um dos primeiros “Meninos da Vila”
Revelado no final da década de 1970, Juary integrou a primeira geração conhecida como Meninos da Vila, ao lado de nomes como Pita, Nilton Batata e João Paulo. Pelo Santos, atuou entre 1976 e 1979, conquistando o Campeonato Paulista de 1978 e se firmando como uma das grandes promessas do futebol brasileiro na época.

Juary atuou pelo Santos nos anos 70 (Foto: Divulgação / Santos FC)
Após a passagem pelo Peixe, seguiu carreira na Europa, onde defendeu clubes como Avellino, Inter de Milão e Ascoli, na Itália, além do Porto, em Portugal, onde viveu um de seus momentos mais marcantes: foi autor do gol que garantiu o título da Liga dos Campeões da UEFA de 1987 para os portugueses.
Eu posso dizer MENINO JUARY ORGULHO DESSE CLUBE, JUARY LYRA PITA NEYTON BATATA JOAO PAULO NETO NELSINHO GILBERTO CORRO JOAOZINHO ESSE TIME NOS DEU MUITO ORGULHO BCE E UM IDOLO ASSIM COMO SERGINHO DEPOIS ROBINHO VCES SIM SAO IDOLOS VCE FALOU TUDO…FALTA COMPROMETIMENTO DESSES CARAS QUE AI ESTAO…HONRAR COMO VCES HONRARRAM ESSE MANTO…VCE ME EMOCIONOU COM SUAS PALAVRAS… VLW IDOLO…
Esse time eu vi jogar, e me deu orgulho!