Igor Vinícius foi apresentado pelo Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Durante a apresentação oficial nesta segunda-feira (7), na Vila Belmiro, Igor Vinícius falou sobre suas características dentro de campo e deixou claro que seu estilo é marcado pela ofensividade, mas com consciência da importância do equilíbrio entre os dois lados do jogo.

“Como lateral você tem que ter características ofensivas e defensivas. Obviamente eu sou um lateral muito mais ofensivo, e acho que é isso que fez eu chegar onde eu cheguei e estar retornando agora para o Santos. Mas a gente tem que ter um comprometimento com a defesa também, em poder ajudar defensivamente. Acho que a gente tem que sempre procurar evoluir nesse sentido”, afirmou.

Nos primeiros dias de trabalho com o elenco, Igor já iniciou o processo de adaptação ao modelo do técnico Cleber Xavier. A integração ao grupo tem sido positiva, e o lateral vê semelhanças entre a forma de atuar do Santos e a que vivenciou no São Paulo, seu último clube. Para ele, a familiaridade com o estilo pode acelerar o entrosamento.

“A conversa com o Cleber tá sendo muito tranquila. A forma de jogar é um pouco parecida com a que eu jogava no São Paulo, então acho que não terei muitas dificuldades em entender. Às vezes o lateral faz linha de três, outras vezes joga mais solto como ala. A primeira semana de trabalho foi muito produtiva, e com o dia a dia e os treinamentos, a gente vai se adaptando cada vez mais ao estilo de jogo”, falou Igor Vinicius.

Com bom desempenho ofensivo ao longo da carreira, Igor também comentou sobre a responsabilidade que acompanha quem tem liberdade para atacar. Segundo ele, a função exige versatilidade e consciência tática para ser eficiente dos dois lados do campo.

“Jogar com mais liberdade é sempre melhor, mas obviamente você fica com uma responsabilidade maior de contribuir com assistências e até gols. Se eu tiver liberdade, pra mim é melhor. Mas o lateral não pode ficar só à mercê de atacar. Tem que ter tranquilidade e consciência de que a gente faz duas funções dentro de campo”, completou.

Aos 28 anos, Igor Vinícius foi revelado pelo próprio Santos e retorna ao clube com contrato até junho de 2028. Ele também passou por Ituano, Ponte Preta e São Paulo, onde atuou por seis temporadas e somou 214 jogos, sete gols e 23 assistências.