Independiente desconfia de proposta por Loyola, mas Santos estuda garantias para avançar

Felipe Loyola é um dos alvos do Santos (Foto: Divulgação / Indepediente)

O Santos segue em negociação pelo volante chileno Felipe Loyola, de 24 anos, mas enfrenta resistência do Independiente. O clube argentino recebeu bem a oferta de US$ 6 milhões (cerca de R$ 32 milhões) por 70% dos direitos econômicos do jogador, mas internamente há desconfiança de que o Peixe não teria condições de cumprir com os pagamentos. A informação da recusa foi noticiada inicialmente pelo jornalista Germán García Grova.

A diretoria santista acreditava que a boa relação construída após o empréstimo gratuito de Rodrigo Fernández, cedido ao Independiente no início da temporada, poderia facilitar um novo acordo. No entanto, o episódio não pesou a favor do clube brasileiro. Pelo contrário, a imagem do Santos no mercado argentino foi desgastada por recentes transferbans e ameaças de punições da FIFA, o que tem levado outras equipes do país vizinho a recusar propostas vindas da Vila Belmiro.

Mesmo reconhecendo que o valor apresentado é interessante, o Independiente sinaliza internamente que dificilmente avançará na negociação sem garantias concretas de que o pagamento será honrado. A desconfiança está diretamente ligada ao histórico recente de dificuldades financeiras do Peixe em transações internacionais.

Diante desse cenário, o Santos não descarta apresentar novas formas de garantias para convencer os argentinos e corre contra o tempo para fechar a contratação. A janela de transferências no Brasil se encerra em 2 de setembro, e a diretoria busca reforçar o elenco com urgência.

Loyola também vive pressão fora de campo. Após a briga entre torcedores do Independiente e da Universidad de Chile, no Estádio Libertadores de América, que resultou em mortes de chilenos, parte da torcida de seu país passou a cobrar que o volante deixe o clube argentino, já que ele é capitão da seleção nacional. O episódio aumentou o desgaste da relação e pode pesar em uma possível saída.

Felipe Loyola nasceu em Santiago, no Chile, e foi formado no Colo-Colo, onde atuou entre 2008 e 2019 nas divisões de base. Profissionalizou-se em 2020 pelo Fernández Vial e, após passagem pelo Huachipato – clube pelo qual conquistou o título do Campeonato Chileno de 2023 –, transferiu-se ao Independiente no início de 2024, assinando contrato até 2028. No time argentino, atua principalmente como volante, mas também pode jogar como lateral-direito.