Jair Ventura em sua apresentação no Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O mais importante compromisso do Santos em 2018 é a Copa Libertadores da América, mas nem por isso a equipe vai deixar de lado as demais competições para priorizar o evento sul-americano. O novo treinador do Peixe, Jair Ventura, afirmou em sua chegada ao clube que vai lutar pelo título de todos os torneios dos quais o time alvinegro participar, sem preferência especial por algum.

“O Santos tem de entrar pensando em ganhar todos os títulos”, afirmou o ex-treinador do Botafogo. “É claro que haverá um momento de decisões em que vamos ter de optar por um campeonato, mas o objetivo é ganhar todos os títulos.”

Uma das tarefas de Jair nas próximas semanas será estudar os adversários do Santos na fase de grupos da Libertadores. Os dois já conhecidos são Real Garcilaso, do Peru, e Estudiantes, da Argentina – nesse último caso, o trabalho do treinador será mais fácil, já que ele enfrentou duas vezes o time de La Plata no ano passado, no comando do Botafogo. Jair levou o clube carioca até as quartas de final, quando perdeu para o Grêmio, que venceu o torneio.

Segundo o treinador, a chave do Peixe não é fácil, até porque o terceiro adversário, vindo das fases preliminares, pode ser uma equipe forte, como o Nacional-URU ou a Chapecoense. Mesmo assim, ele acredita que não há motivo para preocupações exageradas. “O Santos não tem de temer os adversários. É claro que todos os jogos são difíceis, mas temos totais condições de passar.”