João Basso celebra retomada após fase difícil no Santos

João Basso é o zagueiro titular de Cleber Xavier (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Titular na zaga do Santos ao lado de Luan Peres, João Basso vive um novo momento no clube após meses de incerteza. Em entrevista ao ge, o defensor relembrou o período em que foi deixado de lado no elenco e destacou a importância da persistência e do trabalho silencioso para recuperar espaço no time.

Basso ficou marcado negativamente por uma atuação abaixo da média contra o Corinthians, ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista. Depois daquele jogo, perdeu espaço com o então técnico Pedro Caixinha. Sem entrar em campo, seguiu treinando e se dedicando no dia a dia, mesmo fora dos planos.

“Desde o momento em que o Caixinha opta por não dar mais oportunidades, eu continuei trabalhando e me dedicando. O Cleber chegou, deu uma estabilidade defensiva muito boa para nossa equipe. Começamos a sofrer menos gols e tudo mais. Acabo tendo essa oportunidade quando o Gil precisa ir resolver um problema familiar, o Zé Ivaldo é suspenso e a oportunidade aparece. Eu falo que a oportunidade sempre vai aparecer. Temos que estar preparados pra corresponder quando ela chegar”, disse.

O cenário começou a mudar com a chegada de Cleber Xavier, que promoveu ajustes no sistema defensivo. Basso recebeu nova chance na vitória sobre o Vitória, na Vila Belmiro, e teve sequência como titular. Ele também foi titular nos empates com Botafogo e Fortaleza, partidas que encerraram a primeira parte do Brasileirão antes da pausa.

“Fui feliz no jogo contra o Vitória. Depois nós fazemos um grande jogo contra o Botafogo. Até hoje não conseguem explicar como não vencemos aquele jogo. Depois vamos para a pausa no Brasileirão com uma vitória muito importante em Fortaleza. Continuei trabalhando, esperei a oportunidade aparecer e pude corresponder.”

Com contrato até o fim de 2026, João Basso quer aproveitar a sequência para se firmar de vez na equipe e ajudar o Santos a reagir no Campeonato Brasileiro. Atualmente, o time ocupa a 15ª colocação da tabela, com 11 pontos.