João Paulo deve fazer exames no Bahia para ser liberado antes de voltar ao Santos

Por |2026-06-16T12:39:07-03:0016 de junho de 2026, 12:30 |

João Paulo retornar ao Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O goleiro João Paulo deve fazer exames no Bahia antes de retornar ao Santos. O Grupo City exige realização de exames para a liberação de jogadores ao fim de empréstimo. O contrato do goleiro com o clube baiano encerra no próximo dia 30. A diretoria baiana decidiu não exercer a compra do jogador, que volta para o Peixe. Ele havia sido emprestado pelo ao Tricolor de Aço em agosto do ano passado com gatilhos no contrato, inclusive com obrigação de compra em caso de metas.

João Paulo chegou a se despedir do Alvinegro nas redes sociais em texto sobre gratidão e dos colegas no CT Rei Pelé. Porém, não conseguiu se firmar no time baiano e não atuou em 2025. Neste ano, ele teve seis jogos pelo Baiano no início do ano e entrou em dois jogos na Série A. Com o Alvinegro, contrato válido até o fim de 2027. Como a gestão planeja vender Gabriel Brazão, tem João Paulo como outro experiente na posição.

Arzul, o preparador de goleiros, que retornou recentemente ao clube, tem a confiança que Diógenes, Rodrigo Falcão e João Pedro, do Sub-20, podem substituir ‘a altura’ Brazão, mas deu aval para a volta de João Paulo e confia muito no profissional. Gabriel Brazão, que perdeu o pai há um mês, gostaria de ficar e tem carinho pelo clube, mas entende que se tiver uma negociação é para ajudar o Santos financeiramente.

João Paulo ainda teve conversas com Botafogo e Corinthians. A diretoria não cogitou negociar com o clube carioca pelos valores que devem ao Peixe e o time rival não interessou o arqueiro por respeito a história no time santista. Sem acordo com a equipe de Salvador, João Paulo vai retornar ao clube. Enquanto isso, o clube chegou a renovar com Diógenes, Rodrigo Falcão e João Pedro, do Sub-20, neste ano.

HISTÓRICO JOÃO PAULO

João Paulo é revelado nas categorias de base do Santos. Inclusive sendo campeão da Copinha em 2014 e fez parte do plantel profissional campeão Paulista de 2016. O goleiro estreou de fato no principal no empate com o Vasco sem gols, no Nilton Santos, pelo Brasileiro de 2017. No entanto, apenas três anos depois assumiu o posto de titular.

Terceira opção de arqueiro, ele precisou entrar na equipe após desavenças com Everson e lesão de Vladimir. João entrou durante um jogo contra o Athletico-PR, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro, em agosto de 2020. Naquele jogo, fez defesas importantes e caiu nas graças da torcida e da comissão técnica.

Foram 33 partidas naquele ano e sendo um dos principais destaques na campanha do vice da Libertadores. No ano seguinte, atuou em 54 partidas e conquistou a faixa de capitão, além de uma das lideranças do elenco. Em 2022, foram mais 62 confrontos. E em 2023, 59 partidas e críticas por ser um dos principais atletas no rebaixamento do clube.

Ele inclusive optou por se afastar da faixa de capitão e no fim do ano chegou a receber sondagens, mas aceitou a redução salarial e ficou no Peixe. Ano passado, teve 23 anos e veio a lesão durante a Série B. Ele teve que passar por uma cirurgia para reconstituição do Tendão de Aquiles esquerdo na derrota para América-MG por 2 a 1, no Independência, no dia 24 de maio.

Por isso, foi reestrear apenas no estadual no fim de fevereiro, entrando contra a Inter de Limeira, no Paulistão, no ano passado. Mas, sem espaço pelo destaque de Brazão, foi emprestado ao Bahia seis meses depois. Ao todo, o Menino da Vila possui 237 partidas pelo Santos.

Compartilhe essa notícia, escolha a sua rede!

Deixar um comentário

Ir ao Topo