
João Paulo segue trabalhando em busca de minutagem após lesão (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Sport e o Juventude procuraram o goleiro João Paulo por empréstimo, mas o arqueiro recusou as ofertas. O staff e o jogador entendem que são clubes que vivem uma fase ruim na tabela do Brasileirão e não compensaria uma mudança de time agora. João Paulo segue treinando e buscando o espaço, mas também respeita e admira Gabriel Brazão.
A única possibilidade de saída é caso chegue algo concreto para o goleiro e para o Santos, que seja bom ambas as partes. Ao mesmo tempo, ele precisa de ritmo de jogo já que só atuou em um jogo oficial neste ano e quer ganhar minutagem após a recuperação de uma lesão no tendão de Aquiles.
João Paulo foi titular na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 0, no Limeirão, pela 12ª rodada do Paulista, no dia 23 de fevereiro. Desde então, o arqueiro só atuou em amistosos diante o Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba, e contra o RB Leipzig (Alemanha), no Cícero de Souza, em Bragança Paulista.
Durante o Paulistão, o Cruzeiro, através do próprio Alexandre Mattos, quando era CEO do time mineiro e hoje é executivo de futebol do Peixe, queria levar o João Paulo por empréstimo à Raposa. No entanto, como o empréstimo seria gratuito, o representante imaginou que o Santos não aceitaria e nem levou a situação ao clube.
Também tiveram sondagens de Sport e Fluminense. Enquanto isso, o Alvinegro tem Brazão titular e entende que tem dois grandes ativos, porém tenta equilíbrio para ambos. João Paulo entende a liderança que possui dentro do clube, mas está ciente de um ciclo desgastado.
Menino da Vila, demorou para estrear e se consolidou até a vestir a faixa de capitão. No entanto, pelo rebaixamento em 2023, e por ser um dos principais nomes em campanhas ruins do Santos teve imagem desgastada com parte da torcida.
Leia também: Trio do Santos é convocado para período de treinos da Seleção Brasileira Sub-17
HISTÓRICO JOÃO PAULO
João Paulo é revelado nas categorias de base do Santos. Inclusive sendo campeão da Copinha em 2014 e fez parte do plantel profissional campeão Paulista de 2016. O goleiro estreou de fato no principal no empate com o Vasco sem gols, no Nilton Santos, pelo Brasileiro de 2017. No entanto, apenas três anos depois assumiu o posto de titular.
Terceira opção de arqueiro, ele precisou entrar na equipe após desavenças com Everson e lesão de Vladimir. João entrou durante um jogo contra o Athletico-PR, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro, em agosto de 2020. Naquele jogo, fez defesas importantes e caiu nas graças da torcida e da comissão técnica.
Foram 33 partidas naquele ano e sendo um dos principais destaques na campanha do vice da Libertadores. No ano seguinte, atuou em 54 partidas e conquistou a faixa de capitão, além de uma das lideranças do elenco. Em 2022, foram mais 62 confrontos. E em 2023, 59 partidas e críticas por ser um dos principais atletas no rebaixamento do clube.
Ele inclusive optou por se afastar da faixa de capitão e no fim do ano chegou a receber sondagens, mas aceitou a redução salarial e ficou no Peixe. Ano passado, teve 23 anos e veio a lesão durante a Série B. Ele teve que passar por uma cirurgia para reconstituição do Tendão de Aquiles esquerdo na derrota para América-MG por 2 a 1, no Independência, no dia 24 de maio.
Por isso, foi reestrear apenas no estadual no fim de fevereiro. Ao todo, o Menino da Vila possui 237 partidas pelo Santos.
Deixar um comentário