Mendonça era um clássico meia, articulador e habilidoso (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

O Santos volta a campo nesse domingo para mais uma partida do Campeonato Brasileiro. Diante do Fluminense, em Vila Belmiro, os santistas buscam a vitória para praticamente sacramentar a classificação para a próxima Copa Libertadores da América que se iniciará em breve. Alvinegros e tricolores já disputaram 100 partidas na história, a primeira delas em 1917.

Há equilíbrio nas estatísticas: 40 vitórias do Santos, 39 dos cariocas, além de 21 empates. O Santos marcou 161 gols e o Fluminense 162. Em partidas pelo Brasileirão, a vantagem é tricolor: 27 vitórias, contra 24 triunfos do Peixe, em 63 jogos. Quando o jogo é na Vila Belmiro, o Santos é amplamente superior: 18 vitórias em 33 jogos, com apenas 7 derrotas.

César Sampaio foi um Menino da Vila (Crédito: Reprodução)

Para relembrar um confronto histórico entre as equipes, voltemos ao ano de 1988. A partida foi válida pela última rodada do primeiro turno do campeonato nacional. Os cariocas eram líderes da tabela geral, já estavam classificados para as quartas de final e invictos. O Santos teve desempenho irregular na competição, com apenas três vitórias em 11 jogos e não tinha chances de vaga nesta primeira fase.

Com Pelé presente na tribuna de honra, o time santista se animou e partiu para cima do líder do campeonato. Criou boas chances e abriu o placar logo aos 8 minutos, com gol do jovem Leonardo Manzi. Acuado, o Fluminense não foi nem sombra da equipe que liderava o torneio. Na segunda etapa, os cariocas foram mais agressivos, equilibraram as ações e tiveram oportunidades para empatar.

Aos 33, César Ferreira deu bobeira e derrubou Cacau dentro da área. O paraguaio Romerito cobrou o penal no ângulo de Nilton e igualou o marcador. A vitória santista foi sacramentada somente no último minuto de jogo. O meia Mendonça cobrou falta com perfeição, sem chances para o goleiro tricolor Ricardo Pinto.

FICHA TÉNCICA

Santos 2×1 Fluminense

Data: 09/11/1988 (quarta-feira, 21h15)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Público: 15.326 pagantes

Árbitro: Dalmo Bozzano

Gols: Leonardo Manzi aos 8 minutos do primeiro tempo; Romerito aos 33 e Mendonça aos 44 minutos do segundo tempo

Santos: Nilton; César Ferreira, Nildo, Davi e Luis Carlos; César Sampaio, Mendonça, Júnior e Leonardo Manzi (Hélio); Sidney e Tuíco (Marco Antônio Cipó). Técnico: Marinho Perez

Fluminense: Ricardo Pinto; Polaco, Alexandre Torres, Rangel e Edgar; Jandir, Donizeti e Paulo Andreoli (Charles); Romerito, Cacau e Washington (Charles). Técnico: Carbone

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.