
Miguel Terceros (de vermelho) em treino com Ângelo e Kaiky Fernandes (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)
O Santos e o garoto Miguel Terceiros contam os dias para 24 de abril de 2022. Nesta data, o garoto irá completar 18 anos e poderá, enfim, ser registrado pelo clube. Atualmente com 16 anos, Miguel atua como meia, está ganhando destaque nas categorias de base do Peixe e já foi promovido ao time Sub-23, comandado pelo ex-goleiro Edinho.
O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro. A Fifa veta transferências internacionais de jogadores menores de 18 anos.
Miguel Terceros foi descoberto em um projeto de Santa Cruz de La Sierra, que tinha como objetivo qualificar jogadores bolivianos de olho na Copa de 2022. O meia chegou aos Santos ao lado do zagueiro Cristian e do atacante Enzo. Eles estão no clube na condição de intercambistas. O atacante faz parte da equipe sub-20.
Miguel segue o caminho natural para ser um dos destaques da seleção principal da Bolívia. Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já é convocado para a Seleção Sub-20, mesmo com apenas 16 anos. No Santos, já vestiu a mítica camisa 10.
O jogador já recebeu ofertas para trocar de clube. Porém, fã do atacante Neymar, Miguel sonha com a possibilidade de chegar ao profissional no clube em que seu ídolo e o Rei Pelé atuaram.
“É um grande orgulho estar em um clube tão grande no Brasil, é um orgulho para um boliviano estar aqui. Sempre sonhei em jogar no clube em que eles (Pelé e Neymar) atuaram. Tenho que agradecer aos treinadores pela oportunidade. É uma forma de incentivar o futebol boliviano a crescer e mostrar que a Bolívia tem talento”, afirmou o jogador ao DIÁRIO, em 2019.
Faz tempo que eu queria ouvir notícias dos meninos bolivianos do Santos!!! E que notícia!!! Fico muito feliz do Miguel estar se destacando e já no sub-20!!! Prova de que, investimento em profissionais de análise de desempenho e infraestrutura para a base, traz grandes retornos financeiros!!! Temos que ter olheiros não somente dentro do Brasil e sim em toda a América Latina e até na África!!! Agora está faltando notícias sobre os outros meninos bolivianos… como estão?
Concordo com vc Mauro, tem muitos jogadores bons em países com pouco destaque, e que poderiam vim com baixo custo. Santos sempre deveria trazer jovens destaques do Brasil e de todo mundo pra a base.
É um orgulho para nós outros, Miguel, que você cresça com o SANTOS, que é sim lugar de craques, de história, de bom futebol. E de formação de homens, educados, de caráter. Seja muito bem vindo, eu não sabia dessa bonita história suas, hermanos bolivianos. Parabéns pelo respeito e carinho para com esse Clube, o SANTOS, o nosso PEIXE da VILA Mais FAMOSA do MUNDO, BELMIRO! Obrigado.
Parabens Miguel! Muito mais sucesso e que voce em bteve possa vestir a nossa camisa 10 no time de cima se DEUS quiser!!!
Que o Santos feche uma parceria com esse projeto pra ontem e veja como aproveitar os atletas mesmo tendo menos de 18 anos, como uma compra fixada nessa idade ou algo assim.
Santos tem que rodar o mundo inteiro para encontrar jóia que nem esse boliviano
Se ele, e os outros dois meninos, estão na condição de intercambistas no santos, corre i risco de algum clube atravessar o santos e contratar um deles? Tem algum mecanismo que proteja o santos?
Eu sempre disse, o Santos tem que ter uma rede de pessoas observando e trazendo meninos de toda América do Sul e África. Sempre haverá ótimos talentos nesses lugares, e que estão loucos para vir ao um clube como o santos. Espero que o Rueda vislumbre esse possibilidade.