
JP Chermont levantou taça pelo Sub-20 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O lateral-direito JP Chermont conquistou o título do Paulista Sub-20 e mira retorno ao profissional do Santos. O Menino da Vila não foi relacionado para o clássico contra o Palmeiras no sábado (15) para reforçar a categoria na decisão pela final do estadual neste domingo (16). Ele foi titular no empate em 3 a 3 com o São Paulo no tempo regulamentar e converteu uma das cobranças de pênaltis, que levou ao troféu.
Chermont foi um dos protagonistas do título após ter ‘descido’ do time principal. Sem espaço na equipe de cima, o garoto encarou o desafio com seriedade, se entregando e ‘mergulhando de cabeça’ com o Sub-20. O lateral ‘desceu’ para a categoria para ajudar na disputa do mata-mata do Paulista. Ele foi titular em todos os jogos na equipe do técnico Vinicius Marques desde então, com exceção ao jogo de ida da final.
Na ocasião, João Pedro estava no Rio de Janeiro e foi relacionado por Vojvoda, mas não entrou na derrota do Peixe para o Flamengo, no Maracanã. No entanto, atuou contra o Corinthians na volta das oitavas, diante do EC São Bernardo na ida e na volta das quartas e também com o Palmeiras na ida e na volta da semifinal.
O jogador chegou a balançar as redes diante do time do ABC Paulista e chegou a dar assistência contra o rival palmereinse. Ele tem treinado no elenco principal, mas tem ‘descido’ para o Sub-20 nos dias de jogo. Agora, segue de vez com o profissional. Com uma mentalidade positiva, a postura do jovem agradou o Departamento de Futebol, que também entende como uma recuperação de valor de mercado do ativo.
Leia também: Vojvoda avalia opções e diz que ainda tem dúvidas para escalar o Santos contra o Mirassol
Isso porque já aconteceram casos de atletas que voltaram a atuar pela base, mas ficaram chateados e não mostraram bom desempenho no Sub-20. Antes de Chermont, o volante Ivonei viveu uma situação parecida e conseguiu agradar também na base. Para o lateral inclusive tem sido a oportunidade de recuperar o ritmo de jogo.
JP voltou a jogar no Sub-20 depois de quase cinco meses. Ele estava sem atuar desde a derrota para o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, pelo Brasileirão, em maio, e voltou aos gramados em setembro pela base. Nesta temporada, o atleta teve uma assistência em nove jogos pelo Paulistão e outras cinco partidas pela Série A.
Desde o ano passado quando estreou com Carille na final do estadual, JP estava no profissional e não havia mais retornado ao Sub-20. Ele viu Leo Godoy, que foi devolvido do empréstimo, o zagueiro Luisão improsivado e os recém-chegados Mayke e Igor Vinicius tendo chance na posição.
Além do chermon, tem que subir o Ananias e o pedro centro avante, e parar de contratar jogador meia boca,