
Chermont não joga pelo Santos há dois meses (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O lateral-direito João Pedro Chermont ficou de fora dos relacionados para o amistoso do Santos contra a Desportiva Ferroviária nesta quinta-feira (10), às 20 horas, no Kleber Andrade. O Menino da Vila vive uma incógnita dentro do clube e, ao lado do staff, tenta entender a situação para estudar possibilidades no futuro.
A família e os representantes dele não conseguem compreender porque ele tem sido ‘escanteado’, já que a própria diretoria quer vender, mas entendem que o Peixe não está sabendo valorizar e administrar o ativo que possui em mãos. Apesar de estar no ‘radar’ de times da Europa e até mesmo da Série A, não chegou nenhuma proposta dentro do que o Alvinegro vê como ideal.
Chermont tem uma assistência em 16 jogos no ano. Só nesta temporada, viu a posição ser ocupada por Léo Godoy e Aderlan, além do zagueiro Luisão e do lateral-esquerdo Escobar serem improvisados por ali. O Santos, ainda não satisfeito, contratou o lateral-direito Igor Vinicius, vindo do São Paulo, para ser mais um na vaga.
Foram nove partidas no Paulistão, dando assistência contra o Noroeste, e outros cinco no Brasileirão. Além de participação em dois amistosos. No entanto, não foi utilizado pelo Peixe há cinco rodadas da Série A e a última vez que atuou foi ainda contra o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 4 de maio.
Também não jogou na Copa do Brasil e durante esse período foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20, participando de amistosos no Egito pela Amarelinha. No início do ano, já havia sido convocado para o Sul-Americano da categoria, em que o Brasil se consagrou campeão tendo o santista Deivid Washington, mas o clube pediu a liberação do atleta.
No fim de maio, o Santos recusou uma proposta do Red Bull Bragantino pelo garoto. A oferta daria cerca de R$ 12 milhões e a diretoria entendeu que é um valor baixo pelo jogador. No começo do ano, o Peixe queria envolver o garoto com o próprio time de Bragança Paulista para tentar uma contratação casada por Lucas Evangelista, mas a negociação não caminhou.
Em agosto do ano passado, o Alvinegro já havia negado uma proposta de 9 milhões de euros de um time da Inglaterra pelo lateral. O clube entende que Chermont é um dos ativos no mercado e está tranquilo sobre o futuro no lateral, prevendo uma futura venda. Ele estreou pelo profissional em 2024.
Chermont entrou aos 24 minutos na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª e última rodada da fase de grupos do Paulistão, no dia 9 de março. Na época, caiu nas graças do técnico Fabio Carille e se consolidou o time principal. Teve 5 duelos pelo estadual e 2 gols e 4 assistências em 31 jogos pela Série B.
Ao todo pelo profissional do Santos, são 2 gols em 52 partidas. JP Chermont tem contrato até dezembro de 2027.
Leia também: Mateus Xavier recebe proposta do Notthingham e staff estuda futuro do atacante
HISTÓRICO
Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas doze anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base do clube e acumula convocações para a Seleção Brasileira de base. Em 2023, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 com a camisa amarelinha.
Em 2017, foram 4 gols em 22 jogos pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Em 2019, 13 confrontos pelo Paulista Sub-13. Já em 2021, 13 duelos pelo Paulista Sub-15. Em 2022, pelo Sub-17, foram 2 gols em 10 partidas pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro. Por fim, no ano retrasado, foram 15 jogos pelo Paulista Sub-17, 3 pelo Paulista Sub-20 e outros 7 confrontos pela Copa São Paulo.
Além de um gol em 11 partidas pelo Brasileiro Sub-17, dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e um duelo pela Copa do Brasil Sub-20. Ano passado, foram seis partidas pela Copa São Paulo e atuou pela Equality Cup, no Catar, em fevereiro, antes da estreia no profissional.
Deixar um comentário