JP Chermont não jogará o clássico para reforçar Sub-20 do Santos na final do Paulista

JP Chermont vai disputar final do Paulista Sub-20 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O lateral-direito JP Chermont vai reforçar o Sub-20 do Santos diante do São Paulo neste domingo (16), às 15 horas, no Francisco Nogueira, em Mogi das Cruzes, pela volta da final do Paulista da categoria. O Menino da Vila tem treinado com o profissional, mas pela falta de espaço vinha atuando pela base desde as oitavas de final do estadual.

Apesar das atuações de destaque, o técnico Juan Pablo Vojvoda vinha dando espaço apenas para Mayke e Igor Vinicius no time principal. Com Mayke suspenso, João Pedro foi chamado pelo treinador e viajou para o Rio de Janeiro, mas ficou no banco na derrota do Peixe para o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã, pelo Brasileiro, no último domingo (09).

No entanto, no mesmo dia, o Sub-20 fez o jogo de ida da final na Vila Belmiro e acabou empatando em 1 a 1. O time principal volta a atuar neste sábado (15) contra o Palmeiras, às 21 horas, na Vila, em jogo atrasado e podendo sair da zona de rebaixamento do Brasileiro. Mesmo diante da importância do jogo, a comissão tem Mayke de volta após suspensão e decidiu que era melhor Chermont ‘descer’ para o Sub-20.

Caso fosse relacionado para o clássico e atuasse, o lateral não poderia jogar pela base já que não teria dado 48 horas de recuperação. JP Chermont tem se ‘entregado’ pela categoria e causou boa impressão no clube. Desde quando ‘desceu’, ele foi titular em todos os jogos na equipe do técnico Vinicius Marques.

Atuou contra o Corinthians na volta das oitavas, diante do EC São Bernardo na ida e na volta das quartas e também com o Palmeiras na ida e na volta da semifinal. O garoto tem treinado no elenco principal, mas tem ido para o Sub-20 nos dias de jogo. Chermont aceitou o desafio e entendeu como uma chance de mostrar serviço e futebol para voltar a ganhar chances no profissional.

Leia também: Três jogadores do Santos são titulares em amistoso da Bolívia contra a Coreia do Sul

O jogador chegou a balançar as redes diante do time do ABC Paulista e chegou a dar assistência contra o rival palmereinse. Com uma mentalidade positiva, a postura do jovem agradou o Departamento de Futebol do Peixe, que também entende como uma recuperação de valor de mercado do ativo.

Isso porque já aconteceram casos de atletas que voltaram a atuar pela base, mas ficaram chateados e não mostraram bom desempenho no Sub-20. Antes de Chermont, o volante Ivonei viveu uma situação parecida e conseguiu agradar também na base. Para o lateral inclusive tem sido a oportunidade de recuperar o ritmo de jogo.

JP voltou a jogar depois de quase cinco meses. Ele estava sem atuar desde a derrota para o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, pelo Brasileirão, em maio. Nesta temporada, o atleta teve uma assistência em nove jogos pelo Paulistão e outras cinco partidas pela Série A.

Desde o ano passado quando estreou com Carille na final do estadual, JP estava no profissional e não havia mais retornado ao Sub-20. Ele viu Leo Godoy, que foi devolvido do empréstimo, o zagueiro Luisão improsivado e os recém-chegados Mayke e Igor Vinicius tendo chance na posição.