Kleiton Lima é o comandante das Sereias (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O técnico Kleiton Lima analisou o período de preparação das Sereias da Vila neste mês de outubro. Por conta da Libertadores Feminina, o calendário de competições retorna apenas agora em novembro. A equipe recebe o Red Bull Bragantino, às 15h, na Vila Belmiro pela 8ª rodada do Paulista nesta quarta-feira (02).

“Para mim como treinador foi importante esse período de preparação apesar de nunca ser bom uma competição parar por tanto tempo assim. O calendário exigiu por conta da Libertadores Feminina, mas desde que eu cheguei a gente estava tentando construir algo novo com a equipe em relação às variações táticas e novo modelo de jogo. Algumas afirmações da maneira que a equipe já vinha jogando, mas pontuando certas inserções nesse esquema tático e foi um ganho que a gente teve de forma coletiva porque a gente implementou alguns conceitos novos e também algumas variações dentro dessa parte tática. Na parte técnica com certeza reforçou bastante esse refinamento técnico para cada atleta e além de uma manutenção física. É sempre importante ter um período maior para preparar nossas atletas e poder fornecer situações novas para que possa agregar como equipe e a gente poder ter cada dia mais um crescimento tanto tático quanto técnico o que vai facilitar muito para as futuras competições e para ganhar um entrosamento cada vez maior como time.”, ressaltou.

Faltam apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase do estadual. Na terceira colocação, o Santos vai enfrentar a equipe de Bragança Paulista em confronto direto uma vez que as adversárias são líderes da competição e possuem 100% de aproveitamento. Peixe ainda terá uma sequência de clássico contra o Corinthians, Pinda e Realidade Jovem.

“A preparação também vai muito em cima dos nossos anseios e daquilo que a gente trata como meta. Primeiro, nossa classificação no Paulista e esses jogos restantes são duelos difíceis, principalmente, esse jogo contra o Red Bull Bragantino que é uma equipe que está atravessando um grande momento na competição com 100% de aproveitamento e uma surpresa positiva pela forma ofensiva que está jogando e fortemente compactada. A gente fez muitos desenhos de treino em função desse próximo jogo nosso. Também passando esse jogo tem o Corinthians que é uma grande equipe, atual campeão brasileiro e um grande elenco com jogadoras qualificadas. A gente sabe que são jogos muito difíceis e sem dúvida alguma pretendemos fazer nosso papel com o Santos e buscar a classificação nesses duelos futuros que são times que não estão brigando pela classificação, mas que vão estar jogando contra o Santos e é uma ambição e uma oportunidade. Temos que respeitar muito esses adversários finais e temos quatro jogos para buscar nossa classificação e a gente vai em busca disso. Se vai sair antecipadamente ou não, a gente não sabe, mas vamos buscar nosso melhor.”

Ao DIÁRIO, o comandante santista ainda falou da maratona de jogos junto à Ladies Cup além do Paulista. Depois de enfrentar o líder do estadual, ainda terá clássico contra o Palmeiras, duelo contra o Internacional, confronto contra o Atlético de Madrid e clássico contra o Corinthians.

“A Ladies Cup vem como uma competição importante também. Uma segunda edição, mas entra oficialmente no calendário do futebol feminino, uma projeção internacional porque tem duas escolas diferente também. A chilena da Universidade do Chile que vai agregar muito com a competição do jeito chileno de jogar com repertório técnico, mas também muita disciplina tática. Além de um gigante europeu que é o Atlético de Madrid e que tem tradição no futebol feminino mundial, uma grande equipe também que vai trazer e agregar uma bagagem tática importante. Os grandes clássicos nacionais, o Palmeiras e o Internacional, que vão ser importante também para medir as nossas forças. A outra chave também tem grandes equipes como Flamengo, Ferroviária, São Paulo. A gente sabe que vai ser uma competição importante que a gente trabalhou pensando nela, mas nesse momento o foco ainda está nesse jogo do Paulista. A gente tem que pensar muito nisso e depois que passar esse jogo contra o Bragantino, abrir um pouco a nossa mente para poder enxergar a competição como uma prioridade.”, afirmou.

“Uma situação importante que tem que se desenhar é por conta do aspecto físico, uma competição que tem a questão do deslocamento entre um jogo e outro com as cidades sedes no interior paulista, além de pouco tempo de intervalo entre um jogo e outro. Vai ser importante usar a competição para dar uma rodagem de minutagem para o nosso elenco igualando isso até porque não dá tempo de recuperar em final de temporada. Esse aspecto vai ser importante até para a projeção de 2023 sem perder o foco de que é uma competição que a gente entra priorizando e buscando uma final, mas também pesar o lado físico para poder ter o melhor enquadramento físico das escolhas para que as Sereias da Vila possam entrar bem preparadas para a competição e duelarem todos os jogos com muita força e muita técnica.”, acrescentou.