Kauã Miranda atuou em todos os jogos (Crédito: Divulgação)

O lateral-esquerdo Kauã Miranda, de 15 anos, do Santos, conquistou a Taça das Federações Sub-16 pela Seleção de Portugal. O ‘carioca’ atuou em todos os jogos da equipe, que ganhou os três jogos: contra a Turquia por 2 a 0, País de Gales por 3 a 0 e Inglaterra por 2 a 1. Foi a primeira convocação do jogador e levantou a taça da competição na Antalya, na Turquia.

“Nem consigo descrever o que estou sentindo. Foi minha primeira vez com uma seleção e já conseguimos um título. É um orgulho enorme representar Portugal e viver momentos assim com os outros atletas. Essa primeira convocação significou muito para mim. Treinei bastante, fui convocado e pude ajudar a equipe a levantar o troféu de campeão da Taça das Confederações. Espero que seja só o começo de muitas conquistas”, completou.

Kauã foi campeão ao lado do atacante Cristiano Ronaldo Jr, filho do astro português. Kauã é natural de Almada (Portugal) e se mudou ainda bebê para Palmas (TO) e iniciou sua trajetória no futebol na escolinha Batalhão, da capital tocantinense.

Em 2019, aos nove anos, foi observado por um olheiro do Flamengo durante a GO Cup, em Goiânia, e passou quatro temporadas no clube carioca antes de se transferir para o Santos, em 2023.

Leia também: CBF desmembra mais três rodadas do Brasileirão; Veja os jogos do Santos

A convocação é resultado de uma descoberta curiosa. Durante a Copa Zico, no Rio de Janeiro, Kauã revelou em uma entrevista que havia nascido em Portugal. A informação despertou o interesse da federação portuguesa, que passou a acompanhá-lo e, meses depois, oficializou o chamado.

Com contrato de formação válido até fevereiro de 2027, Kauã somou 2 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-13 no primeiro ano no clube. Na temporada passada, foram 15 partidas pelo Paulista Sub-14 e 6 duelos pelo Paulista Sub-15. Em 2025, são 20 confrontos pelo Paulista Sub-15.