Lucas Lima chegou a marcar contra o Santos quando ainda estava emprestado ao Sport (Crédito: Paulo Paiva/Sport Recife)

O Santos duela contra o Sport neste sábado (26), às 18h30min, na Ilha do Retiro, pela 17ª rodada do Brasileirão. No confronto, o Peixe corre risco de sofrer a ‘lei do ex’ com o meia Lucas Lima, que rescindiu com o próprio Alvinegro para ir em definitivo ao Leão em janeiro.

Inclusive, ideia inicial da diretoria santista era que o clube de Recife pagasse R$ 5 milhões para liberar o atleta, que tinha vínculo até abril deste ano, mas com a quebra do contrato amigável, o Peixe não teve compensação financeira por ele.

Lucas Lima estava emprestado no time pernambucado desde fevereiro do ano passado. Destaque do Leão na temporada, o meia somou 4 gols e 10 assistências em 53 partidas. O Sport chegou a pagar R$ 500 mil de multa para contar com o jogador contra o próprio Santos na última rodada da Série B e ele anotou dois gols contra o Peixe.

Revelado pelo time de Recife, Lucas Lima havia retornado ao Santos para a segunda passagem em 2023 com um contrato de produtividade, mas conseguiu destaque e teve o vínculo renovado até abril deste ano. Naquela temporada, somou dois gols e 11 assistências e 50 partidas. No entanto, com o rebaixamento santista, estava treinando no ‘Grupo B’ desde o início do ano passado.

Leia também: CBF divulga áudio do VAR no pênalti cometido por Escobar contra o Internacional

O presidente Marcelo Teixeira chegou a afirmar que ele havia recusado quatro propostas para deixar o clube e chegou até a ser ‘rebaixado’ ao Sub-20 que estava treinando para a Equality Cup, no Catar, mas o Sport avançou pelo empréstimo. Ao todo pelo Santos, Lucas Lima se despediu com 253 jogos, 21 gols marcados e 66 passes para gols, sendo maior assistente do Santos no século XXI, igualando o Neymar.

Natural de Marília (SP), Lucas foi contratado pelo Alvinegro justamente após se destacar no Sport. Na Baixada Santista, assumiu a titularidade e conquistou o Paulistão em 2015 e 2016. Ele chegou até a atuar pela Seleção Brasileira. Principal nome do time na época, ele negou uma renovação com o clube em 2017 e saiu para o Palmeiras antes do término do contrato.

No retorno ao Alvinegro em 2023, publicou um vídeo pedindo desculpas pela forma que saiu do clube. Enquanto esteve no time rival, não conseguiu repetir o mesmo brilho e foi até emprestado pelo Fortaleza na passagem pela Barra Funda. Desde então, vinha treinando na cidade santista até chegar em um acordo para voltar ao Santos.