Marcelo Teixeira falou com a imprensa na Neo Química Arena (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após o empate com o Red Bull Bragantino, neste domingo (25), o presidente Marcelo Teixeira voltou a comentar sobre o mercado do Santos e admitiu que o clube precisa acelerar a definição de contratações. Em meio a pressões externas, o mandatário explicou o cenário financeiro e a dificuldade nas negociações, mas reforçou que a reposição de peças é prioridade.

Teixeira reconheceu que o elenco sofreu baixas importantes neste início de temporada, o que aumenta a necessidade de reposição.

“Nós tivemos muitos desfalques de jogadores importantes, mas mesmo assim nós temos a necessidade de intensificar a possibilidade de confirmação das contratações. Isso é fundamental. Nós perdemos alguns atletas de posições, no caso o Guilherme, nós temos que repor jogadores de acordo com as possibilidades do clube, a questão financeira, mas temos algumas opções a serem definidas.”

O presidente também relatou que as tratativas têm esbarrado em questões financeiras e burocráticas, o que torna o processo mais lento do que o desejado.

“Reconhecendo que também há uma dificuldade no sentido não apenas financeira, mas também da negociação em si com esses clubes, alguns estão aí com condições de negociações internas envolvendo direitos e dívidas existentes de clubes. É natural que exista esse momento e o Santos precisa de rapidez para repor essas peças e a gente já dá continuidade tanto no Brasileiro, que começamos na quarta-feira, como também nos últimos jogos do Paulista.”

Pressão da torcida e cenário do mercado

A diretoria santista vem sendo cobrada por reforços desde o início do estadual. Até agora, chegaram apenas dois nomes: o atacante Gabriel Barbosa, que estava no Cruzeiro, e o meia Gabriel Menino, ex-Atlético-MG. Ambos vieram por empréstimo.

O Santos buscou jogadores de lado de campo e tentou ainda a contratação do volante Loyola, mas não obteve sucesso. O clube segue no mercado por um ponta e um meio-campista, além de um lateral-esquerdo.

Essa última posição não estava inicialmente no planejamento, já que o clube entendia que Vinícius Lira e Escobar poderiam suprir a saída de Souza. Porém, após críticas ao setor, a diretoria passou a buscar um nome para a função.

O Santos estreia no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), contra a Chapecoense, e também disputa as últimas rodadas do Paulistão, o que aumenta a urgência por reforços.