Marcelo Teixeira revelou que terá reconhecimento facial nos jogos do Santos a partir de maio (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, esteve presente de forma online no julgamento do clube no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quarta-feira (31). Após a 3ª Comissão Disciplinar decidir a punição, o dirigente lamentou os incidentes cometidos no duelo contra o Fortaleza, na Vila Belmiro, na partida que selou o rebaixamento inédito na história. Além disso, revelou que a partir de maio terá reconhecimento facial no acesso dos torcedores ao estádio.

“Fiz questão de acompanhar a audiência. Agradeço a atenção e o privilégio de participar. Em respeito, não quis fazer manifestação anterior porque eu não estava responsável do Santos antes de dezembro de 2023. Atos e acontecimentos são gravíssimos. São lamentáveis. A Vila Belmiro é um palco sagrado, um templo do futebol mundial e nós recebemos referências e exemplos de comportamento durante nossos mais de cem anos de história. Infelizmente, nos últimos dois anos, temos notado esse tipo de crime que tem acontecido dentro e fora da Vila. Envolve um espetáculo de futebol, que tem família, mulheres, crianças. Inadimissível isso acontecer, já reafirmo nosso compromisso. Fizemos essas reuniões e foram muito proveitosas Não para privilegiar ninguém, ao contrário, apontamos soluções e caminhos. Ao mesmo tempo, a responsabilidade desses torcedores e Torcidas Organizadas”, lamentou o cartola.

“Promovemos e incentivaremos ações sociais conjuntas do Santos, das torcida e com a polícia para que a gente possa envolver essas comunidades carentes. Benecifiar essas condutas e acima de tudo também as iniciativas da diretoria do Santos, a partir de maio vamos implementar o reconhecimento facial. Não admitiremos e não permitiremos mais ingressos doados. A partir dos primeiros jogos, estamos identificando, credenciando as autoridades e torcedores e associados de modo geral. Temos certeza que inibiremos bastante a possibilidade de qualquer tipo de violência dentro ou fora dos gramados”, completou.

Teixeira ainda revelou que torcedores foram identificados e intimados pela Polícia nesta terça-feira (30). O Santos também promoveu uma parceria com a Prefeitura Municipal da cidade pela identificação através de câmeras internas. O presidente reforçou a responsabilidade do clube nessas situações e se colocou à disposição do STJD.

“Antecipo, ontem recebemos em Santos o delegado seccional de junto com a PM, a Polícia Civil e através da iniciativa do Santos adotou nas cameras internas e na prefeitura municipal de Santos, a identificação de torcedores. Foram identificados, os policiais foram na residência desses torcedores, foram intimados a comparecerem na delegacia, recolhidos celulares, computadores e objetos pessoais. Isso também fará com a torcida esteja percebendo que por parte do Santos, não admitiremos mais qualquer iniciativa como essa. Queremos promover o espetáculo, promover festas e que essas responsabilidades sejam cada vez menos acontecidas. Vai além da PM, o Santos reafirma nesse Tribunal sua responsabilidade e não mediremos esforços com que tudo que ouvimos, nas quais concordamos”, revelou.

“É momento grave da nossa história. Reflexo de toda as gestões que levaram o Santos dentro e fora dos gramados a serem noticiados esses acontecimentos nos últimos dois anos. Estamos à disposição para que em um futuro próximo estejamos aqui participando e que não sejamos mais referências nesse tipo de atitude. Nós faremos com que a educação seja levada também aos estádios durante nossas gestões e nunca houve casos como esses. Qualquer resultado, até mesmo um rebaixamento, não justifica. Estou à disposição e me solidarizo ao Rafael Bozzano”, concluiu.

Leia também: