
Mateus Xavier vai desfalcar o Santos por pelo menos dois meses (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O atacante Mateus Xavier passa por cirurgia na manhã desta quinta-feira (30). O destaque da base do Santos sofreu um pisão no pé e precisou sair aos 20 minutos do primeiro tempo na vitória sobre o Vasco por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela ida da semifinal do Brasileiro Sub-20, na última quarta-feira (22). A avaliação inicial do clube foi de apenas um estresse muscular.
Depois de exames mais detalhados, foi diagnosticado uma fratura do quinto matatarso esquerdo. Com isso, o Menino da Vila passa por procedimento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com o Dr Mauro Dinato e a equipe. A previsão de recuperação é de 8 a 12 semanas. Além disso, ele ainda também se recupera de uma hérnia na coluna e vinha passando por tratamento conservador, com fisioterapia, no clube.
Destaque da base, Mateus é um dos ativos do Alvinegro no mercado, mas pela recuperação vai perder minutos importantes com a categoria. O garoto não tem pressa em sair e gostaria até de ser mais aproveitado no elenco profissional, mas o staff já está ciente que a diretoria pensar em vender o atleta.
Recentemente, ele recebeu sondagens do Shakhtar Donetsk (Ucrânia), que é um dos interessados desde o início do ano. O grupo Red Bull e dois clubes dos Estados Unidos também procuraram os representantes do jogador. O Los Angeles Galaxy e o Inter de Miami, time do craque Messi, buscaram entender o que seria possível em relação ao atacante.
Apesar de ter Vinicius Marques, ex-técnico do Sub-20 como um dos auxiliares e um entusiasta pela presença de Mateus, Cuca não enche muito os olhos com o atacante, que disputaria posição com Moisés, Rony e outros.
MATEUS JÁ GANHOU CHANCES NO PROFISSIONAL
Desde 2024, Mateus Xavier vem chamando atenção do profissional. Naquele ano, estreou pelo profissional entrando na vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0, na Vila Belmiro, na 13ª rodada, no dia 1 de julho. Na partida, o garoto finalizou uma bola e o goleiro adversário colocou para escanteio. O gol santista veio na cobrança do escanteio.
Mas não voltou a ganhar chances e ficou na base naquele ano se dividindo entre Sub-17 e Sub-20 na base. Pela categoria mais nova foi campeão Paulista e atuando pelo Brasileiro. No Sub-20, jogou em Copinha, Paulista e Brasileiro.
Já em 2025, atuou pelo Sub-20 entre Copa São Paulo, Paulista e Brasileiro. E depois voltou a ganhar chance no time principal, recebendo elogios do até então técnico Cleber Xavier que o colocou em quatro partidas. Diante do CRB na Copa do Brasil e no Brasileirão contra Corinthians, Grêmio e Bragantino.
E neste ano, Mateus Xavier fez uma Copinha de destaque, com cinco gols em cinco jogos. E tem mais cinco gols em 15 jogos pelo Brasileiro Sub-20. Mas pelo profissional, chegou a entrar em cinco partidas. Com Vojvoda, no Paulistão, ganhou minutos contra Novorizontino e Bragantino. Já com Cuca, entrou contra o Palmeiras no Brasileiro e San Lorenzo e Recoleta, pela Sul-Americana.
Ano passado, o jogador de 19 anos renovou até julho de 2028. Ao todo pelo time principal, já foram dez jogos.
HISTÓRICO
Mateus foi reprovado no primeiro teste no Santos, mas não desistiu de vestir a camisa do Peixe. Natural de Ibicaraí (Bahia), seguiu os passos do pai, que jogava na Seleção da cidade. Aos quatro anos, entrou na escolinha Revelação, onde iniciou a trajetória. Teve passagem pelo projeto Damascena, do professor Betinho, onde disputou um campeonato no interior pelo Canarinhos, sendo eleito o melhor jogador do torneio.
O Alvinegro tinha um observador na competição e ele foi chamado para fazer teste. Aos nove anos, fez o teste e não foi aprovado. Na sequência, passou por um teste no Fluminense e também não passou. Só cinco anos depois foi chamado novamente para testes no Peixe depois de disputar um campeonato pelo Canarinhos e foi aprovado.
Ponta-esquerda, ele se destacou pela velocidade, drible e finalização. No clube desde os 14 anos, foi vice da Copa Votorantim (2022), foi campeão da Copa Brasileirinho Sub-16 (2023), Paulista Sub-17 (2024) e Paulista Sub-20 (2025).
Veja os números de Mateus Xavier pelo Santos:
- 2022: 8 gols em 22 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2023: 4 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2024: 8 gols em 10 jogos pelo Paulista Sub-17 | 5 gols em 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17 | 1 gol em 5 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 4 gols em 15 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 jogo pela Série B
- 2025: 1 gol em 4 jogos pela Copinha | 5 gols em 14 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 2 gols em 15 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 jogos pela Série A | 1 jogo pela Copa do Brasil
- 2026: 5 gols em 5 jogos na Copinha | 5 gols em 17 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 2 jogos pelo Paulistão | 2 jogos pela Sul-Americana | 1 jogo pelo Brasileiro




Deixar um comentário