Luca Meirelles já foi anunciado na Ucrânia (Crédito: Divulgação)

O executivo de futebol do Santos, Alexandre Mattos, admitiu que o clube vendeu o atacante Luca Meirelles ao Shakhtar Donetsk (Ucrânia) por necessidade de dinheiro e falou em equilibrar as contas. O Menino da Vila assinou por cinco temporadas no time ucraniano e o Peixe vai receber 12 milhões de euros (cerca de R$ 76,2 milhões) na negociação e fica com 15% do garoto.

“Vender jogador de base é difícil em qualquer clube do mundo. Aqui é mais ainda. Entendo o torcedor no caso do Luca. Mas vendemos pois precisamos. Santos precisa de dinheiro, precisa vender. Até quem bate record de receita vende. Além da necessidade, precisamos para fazer algumas aquisições como fizemos e balancear o caixa, pagar linha de folha. O Santos tem que respeitar o desejo do atleta, da família dele, e tem que se respeitar. O Santos não aceitou nada. O Santos fez uma das melhores vendas da janela. Vemos muito potencial no Luca, tem carinho enorme pelo Santos e pode retornar um dia. Mas jogou pouco. O negócio foi excelente pelo valor. O presidente disse que podia fazer, mas que o Santos tem que ser respeitado. Ninguém vai montar no Santos. Todos podem sair, desde que seja com respeito ao que o Santos merece”, ressaltou.

Luca inclusive foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 para a última preparação da equipe do técnico Ramon Menezes antes da Copa do Mundo da categoria, que acontecerá no Chile de 27 de setembro a 19 de outubro. Ainda como jogador do Alvinegro, ele foi chamado para um período de treinos em Atibaia entre os dias 1 e 9 de setembro, com treinos no CT do Red Bull Bragantino.

No fim do ano passado, o centroavante havia renovado com o Santos até o fim de 2029. Em 2024, já havia sido artilheiro do Brasileiro Sub-17 e havia sido convocado pela Seleção Brasileira da categoria, inclusive recendo sondagens de Ajax (Amsterdã), Atalanta (Itália) e Basel (Suiça).

Já neste ano, novamente artilheiro e convocado, mas pelo Sub-20. Integrado ao profissional do começo do ano, teve uma assistência em sete gols no Paulista, um pela Copa do Brasil e sete duelos pela Série A.

Nascido em março de 2007, Luca Meirelles chegou ao Santos em 2018 através de uma Escolinha de Goiânia. Foi ganhando espaço aos poucos nas categorias, mas desde 2022 para cá cresceu tecnicamente e vem dando retorno ao clube.

“Hoje me despeço do clube que me formou não só como atleta, mas como homem. Cheguei como um menino cheio de sonhos, e saio mais maduro, grato por tudo o que vivi vestindo essa camisa. Foram 8 anos de aprendizados, e aqui realizei meu maior sonho: me tornar jogador profissional! Agradeço de coração a todos que fizeram parte dessa trajetória: comissões técnicas, staff, funcionários e, principalmente, a torcida que nunca deixou de apoiar. O Santos será sempre a minha casa. Que seja apenas um até logo, e que um dia eu possa voltar para retribuir um pouco tudo o que esse clube fez por mim. Obrigado, Santos! Menino da Vila para sempre! 🤍🖤”, se despediu no Instagram.

Leia também: Di Maria diz que sonha em reviver dupla com Neymar

Veja os números de Luca Meirelles pelo Santos:

  • 2018: 14 gols em 17 jogos (Paulista Sub-11)
  • 2021: 1 jogo (Paulista Sub-15)
  • 2022: 20 gols em 23 jogos (Paulista Sub-15) | 1 jogo (Brasileiro Sub-17) | 7 gols em 3 jogos (Paulista Cup Sub-16) | 3 gols em 6 jogos (Copa Votorantim) | 2 gols em 6 jogos (Copa Nike)
  • 2023: 6 gols em 20 jogos (Paulista Sub-17) | 3 gols em 9 jogos (Brasileiro Sub-17)
  • 2024: 3 jogos (Copinha) | 7 gols em 10 jogos (Paulista Sub-20) | 1 gol em 9 jogos (Brasileiro Sub-20) | 6 gols em 11 jogos (Paulista Sub-17) | 14 gols em 10 jogos (Brasileiro Sub-17) | 1 jogo (Brasileiro de Aspirantes) | 1 jogo (Série B)
  • 2025: 13 gols em 13 jogos (Brasileiro Sub-20) | 7 jogos (Série A) | 1 jogo (Copa do Brasil) | 7 jogos (Paulista)