Mayke irá assinar com o Santos até o fim de 2027 (Foto: Divulgação / SE Palmeiras)

O lateral-direito se despediu do Palmeiras e tem acerto encaminhado com o Santos. Aos 32 anos, o jogador se reuniu com a diretoria do Verdão na sexta-feira (25) e recebeu sinal verde para uma liberação imediata, apesar de ainda ter contrato até 31 de dezembro. O Peixe, que já demonstrava interesse no atleta há semanas, ofereceu um vínculo até o fim de 2027, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.

Mayke não foi relacionado para a partida contra o Grêmio, neste sábado, no Allianz Parque. Ainda assim, esteve presente no estádio para se despedir dos companheiros, torcedores e funcionários do clube.

“Despedida é sempre ruim, chorei bastante. A amizade é de longa data, né. Mas é assim, a vida é feita de ciclos. O meu termina aqui agora, mas com dever cumprido, que é o mais importante”, declarou o lateral.

No Palmeiras desde 2017, Mayke encerra sua passagem com 319 partidas, oito gols, 25 assistências e 12 títulos conquistados. Ele integrou uma das gerações mais vitoriosas da história do clube, levantando taças do Paulistão (4), Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Supercopa, Brasileirão (3) e Libertadores (2).

A chegada ao Santos depende apenas da conclusão de trâmites burocráticos para que o anúncio oficial seja feito. O clube vê em Mayke uma peça experiente para reforçar o elenco e resolver os problemas que a equipe vem enfrentando na lateral direita nas últimas temporadas.

Negociação complicada

A negociação ganhou novos contornos na última semana, quando o Palmeiras chegou a sugerir uma troca envolvendo JP Chermont como condição para liberar Mayke de forma antecipada – algo semelhante ao que ocorreu nas conversas com o Grêmio, que também negociava pelo lateral e recebeu do Palmeiras a pedida pelo goleiro Gabriel Grando – como apurado pelo Diário do Peixe.

Porém, esse impasse foi resolvido em reuniões realizadas na sexta-feira, com participação dos dois clubes, do jogador e do técnico Abel Ferreira. O próprio Mayke, que havia escolhido o Peixe ao invés da equipe gaúcha, pediu para que sua saída fosse facilitada, e o Palmeiras optou por não colocar obstáculos, abrindo mão de compensações na negociação.

Em entrevista coletiva, Abel Ferreira comentou a saída do camisa 12 e reconheceu a importância do lateral para o elenco.

“Fico feliz por ver que os jogadores saem do clube e vão ser mais reconhecidos em termos salariais, em tempo de contrato. Queria ficar com o Mayke até o final, não vou mentir, mas o treinador tem muito coração. Ele pediu, explicou o que aconteceu. Não posso olhar apenas para meus interesses. Reconheço tudo que ele fez, talvez o jogador há mais tempo no Palmeiras”, disse o treinador. Foi um profissional inteiro, jogando ou não jogando. Me custa ver esses jogadores partirem, mas agradeço por tudo que ele fez por nós”, afirmou o português.