
Miguelito teve passagem de destaque no América-MG (Crédito: Mourão Panda/América-MG)
O meia-atacante Miguelito encerrou o empréstimo com o América-MG após o fim da Série B e entra de férias. Agora, o staff do boliviano aguarda uma reunião com o Santos para definir o futuro do jogador e também do atacante Enzo Monteiro, que são representados pelo mesmo empréstimo. O centroavante também encerrou o empréstimo com o Auda (Letônia).
Miguel teve 5 assistências e 7 gols em 25 jogos pela segunda divisão do Brasileirão. Titular absoluto pela Seleção Boliviana e um dos artilheiros das Eliminatórias, ele já havia recebido consultas de times de fora ainda na janela do meio de ano e o clube santista não descarta uma venda.
No entanto, com o Peixe brigando contra o rebaixamento e sem definição de futuro para 2026, a diretoria vai esperar o final do Brasileiro para tomar uma decisão. Dois clubes da Série A, Beşiktaş (Turquia) e o Paris (França) já chegaram a demonstrar interesse no atleta. Alguns fatores também dificultam a situação de Miguel: o passaporte boliviano, ser um jogador estrangeiro e também por ter atuado ‘oficialmente’ tarde, só após a maioridade, pois a Fifa não permite registro internacional de menor.
No começo do ano, Miguel quase foi para o Dínamo Kiew (Ucrânia), mas teve negociação frustada por burocracia. Pela nacionalidade boliviana, o garoto precisava tirar o visto ucraniano e o visto Schengen, mas não conseguiu encaminhar com os documentos. O país ucraniano vive guerra e o aeroporto segue fechado. Com a chegada de reforços no Peixe, Miguel perdeu espaço no time principal ainda com Caixinha e foi emprestado ao Coelho.
Leia também: Novorizontino confirma calote do Santos e cobra mais de R$ 8 milhões na Justiça
Pelo Santos nesta temporada, atuou em quatro jogos no Paulistão. Ganhou minutos contra Ponte Preta, Velo Clube, São Paulo e Água Santa. Ele poderia ter sido inscrito e atuado pela última Copinha da carreira, pois agora ‘estourou’ a idade para a base. No entanto, o garoto já começou a temporada dentro dos planos do profissional.
Até o ano passado, Miguel se dividiu entre o Sub-20 e o principal. Além de ter se destacado pela Seleção Boliviana nas Eliminatórias. Ainda em junho, o Peixe recusou uma proposta de empréstimo do Athletico-PR. Miguelito está no Santos desde 2018. O boliviano veio disputar um amistoso contra o Sub-15 e chamou atenção, mas a Fifa não permite a transferência internacional de menores de idade.
O clube alimentou o sonho do garoto que viveu altos e baixos, jogando apenas torneios não oficiais, até completar a maioridade e ser finalmente utilizado. Ao todo pelo profissional do Santos, Miguel tem 18 jogos. Ele tem vínculo até 24 de abril de 2027.
O diário coloca como titular absoluto na poderosa seleção da Bolívia, pelo amor de Deus, jogador fraco se tiver realmente algum interessado tem vender correndo, ele é o outro oral de Enzo .