
Vanderlei Luxermbugo Neto e Neymar no CT Rei Pelé (Crédito: Arquivo Pessoal)
Vanderlei Luxemburgo Neto, neto do técnico Vanderlei Luxemburgo está passando por avaliação nas categorias de base do Santos. O avô do garoto acertou o teste diretamente com o presidente Marcelo Teixeira, que convidou o atleta para treinar no clube e ele tem sido acompanhado por Ednei Fernandes, um dos responsáveis pela captação do Peixe.
Vanderlei Neto chegou ao Santos em abril. Na época, a equipe Sub-15 era comandada por Cristiano Troisi. Durante o período de avaliação, ele teve uma inflamação óssea no quadril, passando por um período de recuperação e fisioterapia. Ele não atuou em nenhum torneio, nem os extraoficial (como Copa Buh, Copa Ibrachina…) mesmo sem contrato.
Neste momento, está finalizando a transição para retornar os trabalhos de campo e deve ser liberado essa semana. No retorno, o garoto continuará sendo avaliado por Fabrício Monte, que voltou ao comando da categoria após a saída de Cristiano Troisi. Antes do período no Santos, Vanderlei Neto, que atua como zagueiro, só havia atuado em projetos anteriormente.
O avô, antes de ser treinador, foi lateral-esquerdo e atuou por Flamengo, Internacional e Botafogo, tendo sido até convocado para a Seleção Brasileira.
Leia também: Torcidas organizadas se unem em iniciativa inédita para apoiar o Santos em momento decisivo
O garoto está animado com a oportunidade e sonha com a chance de assinar um contrato de formação com o Santos. Os familiares do jogador aguardam uma reunião com o diretor da base, José Renato Quaresma, nas próximas semanas para decidir pela permanência ou não de Vanderlei Neto nas categorias de base do Peixe. Ele já foi procurado por outros clubes.
- Vanderlei Neto na fisioterapia
- Vanderlei Neto com companheiros do Sub-15


Só espero que realmente tenha qualidade. Que não seja apenas pelo sobrenome famoso.
Olha, no Santos se for um meia boca vai ser aceito afinal quem indicou têm “prestígio “.
Tudo fica mais facil quando se tem um bom padrinho. Agora esperar que tenha qualidade.
Seu avô é o maior técnico de futebol do Brasil.
Nós santistas temos a obrigação de agradecer o que ele fez pelo nosso SANTOS.
Vamos torcer pelo sucesso do seu neto na equipe do rei PELÉ.
Meu filho Guilherme gama joga muito de primeiro volante e não tem oportunidade por causa desses jogadores s.uitas vezes sem qualidade nenhuma e são encaixados nos clubes por parentes e dirigentes espero que ele seja bom igual o seu avó
Espero realmente que ele tenha qualidade meu sobrinho Guilherme tem 15 anos de idade e tem muita qualidade joga no esportivo da penha na capital paulista infelizmente ainda não conseguiu uma oportunidade em time grande porque não tem um empresário forte , a realidade é que na maioria dos grandes clubes existe muitos garotos que não tem qualidade pra ser jogador só estão lá por indicações.