Neymar tem contrato com o Santos até dezembro de 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos chega na reta final da temporada 2025 com uma lista de oito atletas que têm vínculo apenas até dezembro. Alguns deles pertencem ao clube e estão emprestados a outras equipes, enquanto outros foram contratados por empréstimo e ainda aguardam definição sobre permanência. O caso mais emblemático é o de Neymar, que desde o retorno ao Peixe tem assinado contratos curtos, que são renovados a cada seis meses.

Confira como está a situação do camisa 10 e dos outros atletas.

Neymar

Desde fevereiro, Neymar tem optado por manter sua permanência em contratos de curta duração. O meia-atacante só discute uma possível renovação quando o vínculo está prestes a terminar. Assim como aconteceu em junho, a situação deve se repetir agora, com uma decisão prevista apenas para dezembro.

O camisa 10 tem como meta recuperar espaço na seleção brasileira e disputar a Copa do Mundo de 2026, o que passa pela necessidade de estar em um time competitivo. Por isso, os contratos curtos servem para ele analisar os mercados nas janelas de transferências e também forçar ao Santos melhores no elenco em caso de renovação.

Zé Ivaldo

O zagueiro chegou por empréstimo do Cruzeiro, com cláusula de compra obrigatória caso algumas metas sejam atingidas. Esse detalhe contratual gerou instabilidade em sua situação durante a passagem de Cleber Xavier, quando foi afastado do grupo e passou a treinar em horários diferentes. Após a troca no comando técnico e a chegada de Juan Pablo Vojvoda, Zé Ivaldo voltou a treinar normalmente e foi titular contra o Fluminense, no último domingo. Apesar da reintegração, ainda não há definição sobre seu futuro, especialmente após a contratação de Adonis Frías e Alexis Duarte.

Álvaro Barreal

O atacante argentino está emprestado pelo FC Cincinnati, da MLS, também com cláusula de compra mediante metas. Ele é o artilheiro do Santos no Brasileirão, com cinco gols, e vinha sendo titular com Cleber Xavier. Com Vojvoda, começou no banco diante do Fluminense, mas entrou ao longo da partida. Diferentemente de Zé Ivaldo, nunca esteve afastado e segue como opção para a sequência da temporada. A permanência é considerada possível.

Andrey Quintino

Formado na base, o atacante de 23 anos vive situação peculiar. Apesar de treinar com o elenco profissional, ainda não estreou em jogos oficiais. Seu contrato, que terminaria no meio do ano, foi renovado até o fim de 2025.

Vice-campeão da Copa São Paulo de 2022, passou por empréstimos em clubes como Ituano, XV de Piracicaba, Inter de Limeira e Juventus, mas sem se firmar. No time de Piracicaba, foi o que ele mais teve oportunidades, atuando em toda Série D de 2023. Outro momento de destaque foi quando defendeu o time B do Santos no Brasileiro de Aspirantes de 2024 e terminou a competição com o artilheiro da equipe.

Emprestados

Quatro jogadores do elenco estão cedidos a outras equipes, todos com contrato terminando em dezembro. A tendência é que não retornem em 2026.

  • Luiz Felipe: no clube desde 2016, teve boas atuações iniciais, mas sofreu com lesões. Desde 2023 tem sido emprestado, primeiro ao Atlético-GO e, nesta temporada, ao Goiás, onde soma 14 jogos e dois gols.
  • Messias: contratado em 2023, marcou o último gol do Santos na Série A antes do rebaixamento. Está no Goiás desde 2024 e acumula 62 partidas e dois gols pelo clube goiano.
  • Rodrigo Fernández: volante uruguaio contratado em 2022, disputou 83 partidas pelo Santos e marcou dois gols. Perdeu espaço em 2023 e foi cedido ao Newell’s Old Boys e, depois, ao Independiente, onde já soma 20 jogos em 2025.
  • Vinícius Balieiro: revelado na base, não conseguiu se consolidar no time principal. Emprestado à Chapecoense nesta temporada, fez oito jogos como titular, mas sofreu grave lesão no joelho em fevereiro e passou por cirurgia.