Neymar liderou o Santos contra o Flamengo (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Com um belo gol do craque Neymar, o Santos venceu o Flamengo,  líder do Campeonato Brasileiro, por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos (SP).  Com a vitória, o Peixe chegou aos 14 pontos e subiu para a 14ª colocação da competição.

A equipe comandada pelo técnico Cléber Xavier volta a campo no próximo sábado, contra o Mirassol, às 18h30, no Estádio Jose de Campos Maia. O time do interior de São Paulo também irá para o duelo embalado após arrancar um empate em 1 a 1 com o Palmeiras no Alliaz Parque nesta quarta-feira.

O jogo

O juiz mal apitou o início da partida e o Peixe, que saiu com a bola, partiu pra cima. E com menos de um minuto quase gol! Souza desceu pela esquerda e cruzou para Barreal, que cabeceou firme. A bola bateu na rede pelo lado de fora, incendiando a Vila Belmiro.

O jogo então seguiu corrido, com as duas equipes buscando jogadas rápidas pelos lados. E apesar de nenhum chute com perigo, nos primeiros 10 minutos tanto Santos como Flamengo chegaram bem no ataque.

Após muita correria, o Flamengo começou a impor o ritmo do jogo com tabelas e toques curtos. E aos 20 minutos o primeiro grande lance do time carioca nasceu: após triangulação pela direita, Plata chutou colocado da entrada da área, obrigando Brazão a fazer linda defesa.

Apostando na velocidade, o Santos chegou duas vezes em menos de dois minutos com muito perigo. Primeiro com Neymar, aos 28. Ele driblou um defensor, invadiu a área, limpou outro flamenguista, chegou na linha de fundo e cruzou para trás. A zaga do time carioca afastou. Já aos 29, Deivid Washington roubou a bola e serviu Neymar, que tocou rapidamente para o atacante santista novamente. Ele chutou rasteiro, cruzado, da entrada da área, exigindo grande defesa de Rossi.

O Flamengo voltou a assustar aos 41 minutos. Luiz Araújo bateu falta da intermediária e Danilo subiu mais alto que todo mundo e cabeceou forte. Bem colocado, Brazão espalmou para escanteio. Foi o último bom lance do primeiro tempo.

A segunda etapa voltou com o Flamengo pressionando, e o time carioca quase abriu o placar aos 2 minutos. Arrascaeta deixou Plata na cara do gol. O atacante tentou encobrir Brazão, que fez mais uma bela defesa na partida.

O jogo então caiu de rendimento, com poucas chances para os dois lados. A torcida do Santos só ficou animada mesmo com a entrada de Robinho Jr., aos 19 minutos.

Aos 28 minutos, mais uma boa intervenção de Gabriel Brazão. Em falta pela direita de longa distância, De la Cruz bateu direto e o goleiro santista saltou e espalmou a bola para longe.

O Santos só foi chegar bem no segundo tempo aos 32 minutos. Guilherme puxou o contra-ataque pela esquerda e cruzou. Rossi tirou pelo alto, mas a bola caiu nos pés de Neymar, na entrada da área. O craque soltou uma bomba e Rossi espalmou a bola para escanteio.

Vivendo de contra-ataques, o Peixe abriu o marcador aos 38 minutos do segundo tempo. Guilherme arrancou mais uma vez pela esquerda e cruzou rasteiro para Neymar. O craque do Peixe, no meio da área, girou sobre um defensor, passou por outro e chutou para fazer Santos 1 a 0.

Após o gol, o Flamengo foi pra cima e o Peixe se defendeu bravamente, conquistando sua segunda vitória seguida no Brasileirão. Os últimos dois minutos ainda tiveram emoções com duas boas chances, uma para cada lado, mas sem a rede balançar. Com o resultado, a equipe do técnico Cleber Xavier se afastou da zona do rebaixamento, subindo para a 14ª colocação do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

 Santos 1 x 0 Flamengo

Competição: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 
16 de julho de 2025, às 20h (horário de Brasília)
Local: 
Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: 
Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: 
Guilherme Dias Camilo (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
VAR: 
Caio Max Augusto Vieira (GO)

Cartões amarelos: Jorginho, Arrascaeta, Bruno Henrique (FLA); João Basso e Luan Peres (SAN)

Gol: Neymar aos 38 minutos do segundo tempo (SAN)

SANTOS: Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Diego Pituca) e Neymar; Barreal (Robinho Jr), Guilherme (Willian Arão) e Deivid Washington (Gabriel Bontempo). Técnico: Cleber Xavier

FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira), Danilo e Varela; Jorginho, Allan (De la Cruz) e Arrascaeta (Juninho); Luiz Araújo (Everton Cebolinha), Bruno Henrique (Wallace Yan) e Plata. Técnico: Filipe Luís