Neymar fez o primeiro gol do Santos contra a Desportiva Ferroviária (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com um gol de pênalti de Neymar, o Santos venceu a Deportiva Ferroviária por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, no estádio Kléber Andrade, Cariacica (ES), válido pela Vitória Cup. Os outros gols do Peixe foram marcados por Guilherme e Diego Pituca. O jogo foi encerrado aos 40 minutos do segundo tempo após torcedores invadirem o campo para abraçarem os jogadores do Peixe.

O amistoso serviu para dar ritmo ao time comandado por Cléber Xavier, que volta ao Brasileirão na próxima semana quando recebe o Flamengo, na Vila Belmiro, em Santos (SP).

O jogo

Como era esperado, o Santos começou o jogo em cima da Desportiva Ferroviária e foi empilhando chances de gols. Depois de algumas chances perdidas, Deivid Washington marcou aos 14 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento, corretamente. Aos 19, Deivid perdeu gol feito, mas na sequência da jogada Souza foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti, Neymar deslocou o goleiro na cobrança e marcou o primeiro do Peixe.

O segundo gol não demorou. Aos 29 minutos, Neymar arriscou da entrada da área, o goleiro defendeu e Gonzalo Escobar marcou no rebote, mas o gol foi anulado por impedimento. De forma equivocada. Um minutos depois, após jogada da direita, Neymar ajeitou e Guilherme finalizou colocado para ampliar.

O jogo seguiu no mesmo ritmo. Aos 35, Neymar deu lindo passe para Barreal e deixou o argentino na cara do gol, mas ele chutou em cima do goleiro e a bola foi para escanteio.

No segundo tempo, o Santos voltou com uma equipe completamente reserva, com destaque para a estreia do lateral-direito Igor Vinícius, que começou trabalhando bastante com Rollheiser.

No entanto, a equipe reserva do Peixe apresentou problemas e a Desportiva Ferroviária diminuiu. Aos 18 minutos, em cobrança de escanteio cobrada rapidamente, a defesa do Santos dormiu e Mariano cabeceou para o gol para vencer o goleiro João Paulo.

O Santos acordou depois do gol e voltou a levar perigo. Aos 29 minutos, Robinho Jr recebeu na esquerda e rolou para trás, Rollheiser fez um bom corta-luz e Diego Pituca dominou e chutou colocado, no canto direito do goleiro Pezão para fazer o terceiro do Peixe.

Aos 40 minutos, o gramado foi invadido por diversos torcedores e o árbitro Wesleu Silva dos Santos encerrou a partida.

FICHA TÉCNICA
DESPORTIVA FERROVIÁRIA 1 X 3 SANTOS

Competição: Amistoso
Data e hora: 10 de julho de 2025, às 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Kléber Andrade, Cariacica (ES)
Árbitro: Wesley Silva dos Santos
Árbitros assistentes: Douglas da Silva Moreira e Felix Figueiredo Ribeiro

Gols: Neymar, aos 20’/1ºT (0-1), Guilherme, aos 30’/1ºT (0-1), Mariano, aos 18’/2ºT (1-2), Diego Pituca, aos 29’/2ºT (1-3)

DESPORTIVA FERROVIÁRIA: Camillato (Pezão, aos 14’/2ºT); Arlen, Barboza (Neto, os 36’/2ºT), Pedro Botelho e Gabriel Ferreira (Rosiel, no intervalo); Mariano (Knupp, os 36’/2ºT), Alex Gallo (Gustavo, no intervalo), João Paulo (Christopher, os 36’/2ºT) e Vitinho (Cássio, aos 9’/2ºT); Vitinho, Vinícius Baiano (Renê, aos 36’/2ºT) e João Guilherme (Weslen, no intervalo). Técnico: Rodrigo César

SANTOS: Gabriel Brazão (João Paulo, no intervalo); Escobar (Igor Vinícius, no intervalo), João Basso (Zé Ivaldo, no intervalo), Luan Peres (Gil, no intervalo, depois Luisão, aos 33’/2ºT) e Souza (Vinícius Lira, no intervalo); Tomás Rincón (João Schimidt, no intervalo), Zé Rafael (Diego Pituca, no intervalo) e Neymar (Gabriel Bontempo, no intervalo); Barreal (Rollheiser, no intervalo), Guilherme (Pedro Padula, no intervalo, depois Robinho Jr, aos 23’/2ºT) e Deivid Washington (Tiquinho Soares, no intervalo, depois Luca Meirelles, aos 33’/2ºT). Técnico: Cleber Xavier