
Neymar chorando em sua despedida do Santos em 2013 (Foto: Divulgação / Santos FC)
O duelo entre Santos e Flamengo, nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro de Neymar com o adversário de sua despedida oficial na primeira passagem pelo clube. Em 26 de maio de 2013, o camisa 10 entrou em campo pela última vez antes de se transferir para o Barcelona, justamente contra o Flamengo.
Naquela partida, válida pela abertura do Brasileirão, Neymar foi titular no empate por 0 a 0, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo, marcado por homenagens ao atacante e choro, foi o encerramento de sua primeira trajetória no Santos, iniciada ainda nas categorias de base e marcada por conquistas como a Copa do Brasil de 2010 e a Libertadores de 2011, os Paulistas de 2010, 2011 e 2012, além da Recopa Sul-Americana 2012.

Neymar em seu último jogo com a camisa do Santos na primeira passagem (Foto: Divulgação / Santos FC)
Agora, mais de 12 anos depois, Neymar volta a enfrentar o Flamengo vestindo novamente a camisa do Santos. Desde que retornou ao clube em janeiro de 2025, ele já disputou 14 partidas, mas encara pela primeira vez, o rival que marcou sua despedida em 2013.
O histórico do camisa 10 contra o Flamengo tem seis partidas disputadas, todas pelo Campeonato Brasileiro. São uma vitória, três empates e duas derrotas, com quatro gols marcados e uma assistência. Um desses gols entrou para a história do futebol mundial: em 2011, na Vila Belmiro, Neymar fez o terceiro do Santos na derrota por 5 a 4, em uma jogada individual que rendeu o prêmio Puskás da FIFA de gol mais bonito do ano.
O reencontro acontece em momento de reconstrução para o Santos, que busca estabilidade no Campeonato Brasileiro. Com a presença de Neymar, o time comandado por Cleber Xavier espera aproveitar o fator casa e a liderança técnica do camisa 10 para conquistar pontos importantes e subir na tabela.
Deixar um comentário