Neymar volta a completar sequência de quatro jogos por 90 minutos após quase três anos

Neymar volta a atuar quatro partidas seguidas inteiras após 2 anos e 11 meses (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O empate do Santos com o Sport, no último sábado (27), marcou a quarta partida seguida em que Neymar atuou durante os 90 minutos. Essa é a primeira vez que o atacante consegue completar uma sequência assim desde agosto de 2022, quando ainda defendia o Paris Saint-Germain. Desde então, por conta de lesões e ausências, o camisa 10 não havia conseguido repetir esse padrão de minutagem.

A última vez que Neymar completou quatro jogos consecutivos de seu clube atuando do início ao fim foi no início da temporada 2022/23 do PSG. Na ocasião, jogou pelo Troféu dos Campeões contra o Nantes, quando marcou dois gols, e também por três rodadas da Ligue 1: diante de Clermont, Montpellier e Lille – marcando gols em todas. Depois, ainda atuou por 90 minutos contra o Monaco, chegando a cinco partidas completas seguidas naquela ocasião.

Na sequência da temporada europeia, Neymar sofreu com lesões e suspensões. Em fevereiro de 2023, teve uma contusão no tornozelo que o tirou do restante da temporada. Ele retornaria aos gramados apenas na pré-temporada seguinte, quando atuou em alguns amistosos pelo PSG antes de ser negociado com o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Pelo clube saudita, Neymar teve uma sequência de quatro jogos completos, mas com um intervalo entre o segundo e o terceiro, já que foi poupado de uma partida. Por isso, a atual série de quatro jogos completos pelo Santos é a primeira ininterrupta desde agosto de 2022.

A sequência recente com o Santos aconteceu após a pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Durante o período, Neymar teve 14 dias de férias e, depois, participou da preparação de 22 dias com o elenco. Desde o retorno, o camisa 10 atuou os 90 minutos contra Flamengo, Mirassol, Internacional e Sport – todos pelo Brasileirão. Assim, ele volta a completar uma série de quatro jogos inteiros quase três anos depois da última vez.

Em outubro de 2023, o jogador sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai, pelas Eliminatórias. A contusão o afastou dos gramados por um ano, até outubro de 2024. No retorno, ainda pelo Al Hilal, Neymar sofreu nova lesão muscular, o que atrasou seu processo de recuperação plena.

No início de 2025, o atacante voltou a vestir a camisa do Santos. O acerto foi revelado em primeira mão pelo Diário do Peixe no dia 19 de janeiro e ele foi anunciado oficialmente no final do mês. A estreia ocorreu em 5 de fevereiro, saindo do banco de reservas. Logo em seguida, foi titular em partidas contra Novorizontino, Corinthians, Água Santa, Noroeste, Inter de Limeira e Red Bull Bragantino. No entanto, apenas contra a Inter de Limeira atuou durante os 90 minutos. Uma nova lesão muscular interrompeu a sequência.

Neymar voltou na primeira rodada do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense, saindo do banco. No jogo seguinte, contra o Atlético-MG, sentiu nova lesão muscular ainda no primeiro tempo. Quando retornou, ainda antes da parada no calendário, também jogou contra CRB, Vitória, RB Leipzig e Botafogo – todos com minutagens reduzidas.

Durante a pausa, o Santos elaborou um planejamento específico para aprimorar a parte física do atacante. A intenção do clube e do jogador é seguir ampliando a carga de minutos e a frequência de jogos completos nos próximos compromissos.

O próximo duelo do Santos será na segunda-feira (4), contra o Juventude, no Morumbis, pela 18ª rodada do Brasileirão. Neymar deve ser titular novamente.