
Raphael Claus volta a apitar um jogo do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O árbitro Raphael Claus, de 46 anos, apita o jogo entre Santos e Velo Clube neste domingo (15), às 20h30min, pela oitava e última rodada da fase do Paulistão. Danilo Ricardo Simon Manis e Enderson Emanoel Turbiani da Silva serão os assistentes. O quarto árbitro do duelo será Fagson Junior dos Santos Silva enquanto Jose Claudio Rocha Filho comandará o VAR.
Será o primeiro jogo do Peixe em que o juiz vai apitar em 2026. Ano passado, comandou cinco jogos do Peixe. No Paulistão, a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 0, na Vila, pelas quartas de final. Já no Brasileiro, apitou as derrotas para Bragantino por 2 a 1, na Vila, para o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena e para o Palmeiras por 2 a 0, no Allianz Parque. E a vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0, na Vila.
Ano retrasado, Claus apitou três jogos no Alvinegro no estadual. A derrota para o Palmeiras por 2 a 1, no Allianz Parque, na terceira rodada da fase de grupos. A classificação sobre a Portuguesa por 4 a 2 nos pênaltis após um empate sem gols na Vila Belmiro pelas quartas de final. E a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, no Allianz, pela volta da final.
Em 2023, ele apitou seis jogos do Alvinegro. Três pelo Paulistão: a derrota para o Guarani por 2 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa, e as vitórias diante o São Bento por 1 a 0 e a Portuguesa por 4 a 0, ambas na Vila Belmiro. No Brasileiro, três jogos na Vila: os empates sem gols contra o Palmeiras e São Paulo e a derrota para o Red Bull Bragantino por 3 a 1.
Em 2022, apitou a derrota do Santos por 1 a 0 para o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, e para o Palmeiras, no Allianz Parque, ambas pelo Paulistão. Em 2021 ele apitou duas partidas do Peixe pelo Brasileiro: empate em 1 a 1 contra o São Paulo, no Morumbi, e na ocasião o gol rival foi marcado de um pênalti polêmico e também na derrota para o Palmeiras por 2 a 0, na Vila.
Ainda naquele ano, apitou outras três partidas também na Baixada Santista pelo estadual: o empate em 1 a 1 com a Ferroviária, empate sem gols com o Botafogo-SP e a vitória por 2 a 0 sobre o São Bento na última rodada da primeira fase em que o Peixe correu risco de rebaixamento.
Em 2020, Raphael Claus apitou o empate sem gols com o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro pela estreia do Paulistão. Claus apitou a derrota do Peixe para o São Paulo por 3 a 2, no Morumbi, pelo Brasileirão de 2019.
Veja a arbitragem para Santos e Velo Clube:
- Árbitro: Raphael Claus
- Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
- Árbitro Assistente 2: Enderson Emanoel Turbiani da Silva
- Quarto Árbitro: Fagson Junior dos Santos Silva
- VAR: Jose Claudio Rocha Filho
- AVAR1: Fabricio Porfirio de Moura
- AVAR2: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
- Observador VAR: Marcelo Rogério
- Quality Manager: Paulo Ricardo Alves de Oliveira
- Analista de Vídeo: Renata Neves Leite
- Operador de Replay: LUCAS PEIXE
- Técnico de Garantia Estádio: Robson Custódio
- Assistente de Área de Revisão: Lucas Wilson Rodrigo de Menezes
Veja os árbitros que apitaram os jogos do Santos em 2026:
Paulistão
- Santos 2 x 1 Novorizontino – Flavio Rodrigues de Souza
- Palmeiras 1 x 0 Santos – João Vitor Gobi
- Guarani 1 x 1 Santos – Matheus Delgado Candançan
- Santos 1 x 1 Corinthians – Lucas Canetto Bellote
- Santos 0 x 0 Red Bull Bragantino – Daiane Muniz
- São Paulo 2 x 0 Santos – João Vitor Gobi
- Noroeste 1 x 2 Santos – Flávio Rodrigues de Souza
- Santos x Velo Clube – Raphael Claus
Brasileirão
- Chapecoense 4 x 2 Santos – Savio Pereira Sampaio (DF)
- Santos 1 x 1 São Paulo – Anderson Daronco (RS)
- Athletico-PR 2 x 1 Santos – Ramon Abatti Abel (SC)
OBRIGADO MARCELO TEIXEIRA, RUEDA E JOGADORES PÍFIOS, MEDÍOCRES E OS VAGABUNDOS…..
TEMOS QIE AGRADECER AOS ENVOLVIDOS GALERA.
AFINAL A TORCIDA DO SANTOS É A MAIS GENTIL QUE JA VI….
ATURAR 12 ANOS (4 GESTÕES)…..COM NEFASTOS, BANDIDOS POLÍTICOS, INCOMPETENTES E AMADORES NA PRESIDÊNCIA…..SO EM SANTOS…..MESMO.
NENHUM IMPEACHMENT, NENHUM DINHEIRO DEVOLVIDO……terminam seus mandatos NORMALMENTE…..E NADA ACONTECE