Felipe Jonatan fez sua estreia pelo Santos contra o Oeste (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Na estreia do lateral-esquerdo Felipe Jonatan, o Santos conseguiu uma vitória incrível no Pacaembu. Em um sábado muito chuvoso, o Peixe derrotou por 3 a 2 o Oeste, depois de estar atrás no placar duas vezes, com um gol no minuto final do segundo tempo, marcado por Victor Ferraz. Esse resultado deu ao time alvinegro a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista com três rodadas de antecedência.

A torcida santista que foi ao Pacaembu teve de aturar um atraso de 1h25 no início do jogo, por causa da forte chuva que atingiu a região do estádio, e depois sofreu com o que viu no primeiro tempo. Apesar da postura ofensiva de sempre, o Santos não conseguiu se expor e viu o Oeste explorar muito bem os contra-ataques.

Depois de uma das várias saídas erradas de Vanderlei com os pés, o atacante Bruno Lopes dominou a bola fora da área e acertou um impressionante chute por cobertura para abrir o placar. Um gol que obrigou o Peixe a correr atrás de um inesperado prejuízo.

Com muito volume de jogo, mas com pouca produção na área adversária, o Santos finalmente empatou a disputa em uma bola parada. Jean Mota jogou a bola na confusão e Betinho fez gol contra. O alívio, porém, durou muito pouco. No minuto seguinte, Matheus Jesus, ex-jogador do Peixe, marcou de cabeça o segundo gol dos visitantes.

Depois do intervalo, com Rodrygo e Carlos Sánchez em campo, o Santos teve mais ímpeto e encurralou o Oeste. O empate chegou em uma belíssima jogada coletiva que terminou com um passe de Victor Ferraz para Derlis González marcar de sem-pulo.

Parecia que a virada era coisa líquida e certa, mas as coisas não foram tão fáceis assim. Primeiro, porque o time visitante se defendeu com muita garra e conseguiu conter a pressão alvinegra. Segundo, porque os contra-ataques do Oeste continuaram machucando o Santos e a equipe do Interior só não marcou o gol da vitória porque Vanderlei fez um par de defesas decisivas.

Nos minutos finais, no entanto, o Santos fez uma blitz na área do Oeste e o gol saiu aos 50 minutos: Victor Ferraz pegou um rebote do goleiro adversário e marcou com um chute cruzado, no cantinho, chorado, mas preciso.

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 2 Oeste

Campeonato Paulista – Primeira Fase
Local: Pacaembu
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Gols: Bruno Lopes, aos 14, Betinho (contra), aos 41, e Matheus Jesus, aos 42 minutos do 1º Tempo; Derlis González, aos 16, e Victor Ferraz, aos 50 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Aguilar, Rodrygo, Bruno Lopes, Matheus Jesus, Kanu, Alyson e Lídio
Renda: R$ 249.544,00
Público: 8.123 pagantes

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan; Yuri (Carlos Sánchez), Jean Lucas, Jean Mota e Cueva (Felippe Cardoso); Soteldo (Rodrygo) e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli

Oeste: Matheus Cavichioli; Tony, Kanu, Maracás e Alyson; Betinho, Matheus Jesus (Lídio), Elvis e Roberto; Bruno Lopes (Bruno Xavier) e Mazinho (Jheimy). Técnico: Renan Freitas