
Técnico santista já soma 22 jogos e ainda não conseguiu repetir o time (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
Cuca está próximo de completar quatro meses à frente do Santos. Contratado no fim de julho, ele estreou no dia 1º de agosto e, de lá para cá, foram 22 jogos, com nove vitórias, oito empates e cinco derrotas. No entanto, apesar do bom desempenho do time, Cuca nunca conseguiu repetir a escalação desde que assumiu o Peixe.
São dois os principais motivos que levaram o técnico a chegar a tantos jogos sem conseguir repetir o time: maré de azar da defesa e má fase dos atacantes que não se chamam Gabigol. Como se não bastasse isso, agora o treinador tem mais um problema: a convocação das seleções de Uruguai, Paraguai e Costa Rica, que tiraram Carlos Sánchez, Derlis González e Bryan Ruiz, respectivamente, de no mínimo duas rodadas do Campeonato Brasileiro.
Cuca já utilizou todos os defensores do elenco santista e teve de improvisar no setor na partida diante da Chapecoense, na última segunda-feira. Acontece que o Santos emprestou David Braz, não conseguiu renovar com Robson Bambu e viu Lucas Veríssimo e Luiz Felipe sofrerem lesões. Assim, pouquíssimas vezes o miolo de zaga foi repetido no Peixe.
Outro setor que mudou muito foi o ataque. Com exceção de Gabigol, titular absoluto e artilheiro do Campeonato Brasileiro, os demais não vivem bom momento e passam por jejum de gol de cerca de três meses (exceção feita ao colombiano Copete). Assim, Bruno Henrique e Derlis González batalham por uma vaga no time, enquanto Rodrygo perdeu tempo com lesões e convocações para a Seleção Brasileira Sub-20.
O único setor realmente estabelecido do Santos é o meio de campo. A trinca Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez jogou a maioria das partidas, mas mesmo aí Cuca terá problemas. Sem Sánchez e seu substituto natural, Ruiz, o treinador precisará quebrar a cabeça para encontrar alguém para armar o jogo. Dos meias mais utilizados no primeiro semestre, Vecchio já não se encontra no clube, Léo Cittadini está encostado, esperando o fim de seu contrato, e Jean Mota não é escalado há dez rodadas.
Sem Sánchez, Cuca já não vai repetir o time diante do Flamengo, nesta quinta-feira, às 17h, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A tendência é que o Santos entre em campo com a seguinte formação: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Kaique Rocha e Dodô; Alison, Diego Pituca e Arthur Gomes (Yuri ou Renato); Rodrygo (Copete), Gabigol e Bruno Henrique.
Deixar um comentário