Miguelito marcou um dos gols do Santos contra o Coritiba (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Com drama, o Santos eliminou o Coritiba nos pênaltis e garantiu classificação para a segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. No tempo normal, o Peixe chegou a abrir 2 a 0, com gols de Miguelito e Hyan, mas sofreu dois gols no final da partida e precisou da decisão por pênaltis. Nas penalidades, o Alvinegro Praiano venceu por 5 a 4.

Na segunda fase, de oitavas de final, ao Peixe vai enfrentar o vencedor do confronto entre Chapecoense e Corinthians.

O Sub-20 santista volta a campo no próximo sábado (19), pela penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria. A partida fora de casa contra o Araçatuba acontece às 15 horas, no Estádio Municipal Dr. Adhemar de Barros, em Araçatuba (SP).

O jogo

No primeiro minuto de jogo, Miguelito recebeu belo lançamento de Gabriel Bontempo e arrancou para ficar carava cara com o goleiro. Ao finalizar, o camisa 10 santista buscava o canto inferior direito, mas acabou mandando a bola para fora, a poucos centímetros da trave.

Com seis minutos, Miguelito recebeu a bola ma intermediária ofensiva pela direita e cortou para o meio, tirando de seus marcadores para buscar a finalização. Mais uma vez, ele pegou bem na bola, mas mandou à direita da meta.

Três minutos depois, Bernardo cobrou falta pela direita e alçou a bola à área, mas foi bloqueado pela defesa. No rebote, da entrada da área, Gabriel Bontempo dominou tirando de seu marcador e bateu com força, mandando a bola sobre o travessão.

Aos 15 minutos, Miguelito chegou à linha de fundo pela direita e cruzou na medida, na cabeça de Enzo Monteiro. O camisa 9 fez belo movimento para cabecear, mas parou em grande defesa do goleiro Pedro Morisco.

Pouco depois, aos 18, Hyan recebeu cruzamento da direita, de Gustavo Henrique e cabeceou para o gol. A voa passou novamente sobre a meta, muito próxima do travessão.

Já aos 33, Bernardo recebeu pela direita de grande área e bem marcado, teve de finalizar duas vezes. Na primeira foi travado e na segunda mandou na direção do canto inferior direito, mas parou em defesa segura de Pedro Morisco.

Com 45 minutos da primeira etapa, Miguelito recebeu cruzamento de Bernardo na entrada da grande área. Em finalização firme no canto direito, ele foi bem bloqueado pelo goleiro adversário, que encaixou a bola.

No segundo tempo, o Peixe abriu o placar com apenas oito minutos. Miguelito recebeu a bola pela direita do ataque e levou à entrada da área para finalizar. Com a perna esquerda, ele finalizou com força e contou com desvio no defensor adversário para superar o goleiro e balançar as redes.

Aos doze minutos, após triangulação de Bernardo e Kevyson pela esquerda, o lateral cruzou para a área e encontrou Hyan libre para finalizar. O camisa 8 chegou chutando com força no meio da área e estufou as redes para ampliar a vantagem no placar para 2 a 0.

Pouco depois, o Peixe teve falta bem próxima da entrada da grande área e Bernardo foi para a cobrança. O camisa 11 bateu com categoria, mas mandou a bola para fora, muito próxima do ângulo esquerdo.

Chegando à metade da primeira etapa, Gustavo Henrique recebeu cruzamento da esquerda e chegou chutando da entrada da área. Com muita força, o lateral santista carimbou a trave direita.

Dois minutos depois, foi a vez de Gustavo Henrique passar para Miguelito chegar livre à entrada da área. Na finalização, o camisa 10 mandou sobre o travessão.

Já aos 37, os visitantes conseguiram um gol de Iruan após cruzamento do lado direito e diminuíram a disvantagem no placar.

Com 40 minutos, o Peixe ainda teve chance de marcar mais uma vez com Kevyson. Ele recebeu passe de Miguelito dentro da grande área, tirou do marcador, mas finalizou por cima do gol.

Aos 42, o Coritiba empatou o jogo em contra-ataque pela esquerda. Whalacy invadiu a área, passou pelos defensores e bateu cruzado, para as redes do canto direito.

Na disputa de pênaltis, Miguelito, Gustavo Henrique, Samuel, Enzo Monteiro e André Klaus converteram suas cobranças para garantir a vaga do Peixe na próxima fase.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 (5) X (4) 2 CORITIBA

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Marianna Nanni Batalha
Assistentes: Patrícia Carla de Oliveira e Leandra Aires Cossette
Cartão Amarelo: (CFC) Lucas Ronier; (SFC) Miguelito
Gols: (SFC) Miguelito, aos 8′ e Hyan, aos 12′ do 2°T; (CFC) Iruan, aos 37′ do 2°T
Santos FC: João Victor; Gustavo Henrique, Thiago, Samuel e Kevyson; Balão (André Klaus), Hyan (Matheus Matias) e Miguelito; Gabriel Bontempo (Kevin Malthus), Bernardo (Diogo Correia) e Enzo Monteiro. Técnico: Orlando Ribeiro
Coritiba: Pedro Morisco; Felipe Guimarães, Guilherme Aquino, Kauê Oliveira e João Vitor; Jorge (Henrique Melo), Jean Gabriel (Keder Jr.) e Lucas Ronier; Ruan Assis, Hilton Neto (Iruan) e Marcos Sátiro (Whalacy). Técnico: Guilherme Bossle