
Santos foi campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1963 (Crédito: Reprodução / Acervo Santos)
Domingo de páscoa é dia de celebrar a vida e comer ovos de chocolate. Pensando nisso, o DIÁRIO separou os maiores “chocolates” do Santos sobre os rivais. Entre as maiores goleadas sobre Palmeiras, Corinthians e São Paulo; foi em um clássico alvinegro que o Peixe marcou a maior goleada sobre um rival na história. Os dados são do Acervo Santista.
O clássico entre Santos e Palmeiras é chamado de clássico da saudade. Foram os dois maiores clubes do futebol paulista na década de 60, com o Santos de Pelé e o Palmeiras de Ademir da Guia. O primeiro duelo aconteceu 3 de outubro de 1915, um amistoso e um jogo para ficar marcado na história. O Peixe venceu por 7 a 0 e iniciou a rivalidade com goleada. Anacleto Ferramenta (2), Ary Patusca (2), Aranha e Arnaldo Silveira marcaram os gols da partida.
Foi em 4 de setembro de 1927, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista, que o Peixe aplicou a maior goleada sobre o Corinthians. Com placar final de 8 a 3, a vitória santista foi anotada pelos gols de Omar, Camarão (3), Araken (3) e Feitiço.
O clássico San-São entre Santos e São Paulo é um duelo tradicional, mas na época de ouro do Peixe de Pelé uma goleada santista ficou marcada em confronto pelo Torneio Rio-São Paulo. O Alvinegro estava perdendo o jogo e virou com goleada, em partida terminou 6 a 2. Pelé (3), Nenê, Pepe e Dorval balançaram as redes. Santos foi campeão daquela edição do torneio.
As maiores goleadas do Santos sobre os rivais
-
3 de outubro de 1915 – Santos 7 x 0 Palmeiras (Velódromo – São Paulo)
-
4 de setembro de 1927 – Santos 8 x 3 Corinthians (Parque Antártica – São Paulo)
-
7 de março de 1963 – Santos 6 x 2 São Paulo (Pacaembu – São Paulo)
Deixar um comentário